Coma de Schumacher pode ser irreversível, afirmam médicos

Coma de Schumacher pode ser irreversível, afirmam médicos
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Os médicos responsáveis pelo tratamento de Michael Schumacher no Hospital Universitário de Grenoble, na França, deram uma triste notícia na última quinta-feira (16), afirmando que o ex-piloto de Fórmula 1 pode estar enfrentando uma situação de coma irreversível, ou seja, ele corre o risco de nunca mais despertar e permanecer em estado vegetativo pelo resto da vida. Em entrevista ao jornal “The Times”, o especialista em lesões cerebrais Dr. Richard Greenwood deixou claro em sua opinião que “se Schumacher sobreviver, ele não será mais Schumacher”, levando em conta que será preciso uma readaptação completa na vida do heptacampeão mundial da maior categoria de automobilismo do mundo. 

Já o neurocirurgião Andreas Zieger, da Clínica de Oldenburg, na Alemanha, disse que Schumi pode sofrer danos como estresse no fígado, aumento da pressão intracraniana e atrofia muscular durante a internação. Ele lembra também que as previsões sobre a duração de um coma não são confiáveis. “Lesões cerebrais estão entre as mais complicadas que podem acontecer ao corpo humano. Previsões sobre a duração do coma de uma pessoa ou de potenciais complicações são geralmente pouco confiáveis”, completou. 

O acidente aconteceu no dia 29 de dezembro, e desde então poucas notícias de evolução no quadro de Schumacher foram repassadas à mídia. Em casos comuns, os pacientes que entram em estado de coma permanecem nestas condições por até duas semanas, enquanto o ex-piloto se encaminha para completar a terceira semana sem despertar. Vale lembrar que já foram realizadas duas cirurgias na cabeça lesionada do alemão durante o tratamento. 

Para entender melhor, o acidente aconteceu quando Schumacher esquiava pelos Alpes Franceses, em Méribel, em um domingo, mas ele acabou perdendo o controle e batendo a cabeça em uma pedra, levando a lenda da Fórmula 1 a sofrer traumatismo craniano e consequentemente ficar apagado na neve. Ele foi levado imediatamente ao hospital Moutier, de onde foi transferido para Grenoble, onde segue em coma induzido. 

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: