Jornalista Rachel Sheherazade causa polêmica com comentário: "Adote um bandido"

Por
Jornalista Rachel Sheherazade causa polêmica com comentário: "Adote um bandido"

A jornalista Rachel Sheherazade que apresenta o “SBT Brasil” provocou bastante polêmica e dividiu opiniões nas redes sociais com um comentário a favor do grupo de pessoas que deteve um suspeito de assalto, o agrediram e deixaram nu, preso a um poste com uma trava de bicicleta, o caso foi no Rio de Janeiro na última semana.

Em seu comentário no telejornal de terça-feira, 4, Rachel disse que a atitude do grupo era “compreensível”.

"Num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível", disse a jornalista. "O Estado é omisso, a polícia desmoralizada, a Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem, que ainda por cima foi desarmado? Se defender, é claro", acrescentou, para completar. "O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite".
Finalizando, ela ainda disse que quem defende o suspeito deveria "adotar um bandido". "Aos defensores dos direitos humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso no poste, lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido".

O discurso da apresentadora gerou inúmeras criticas nas redes sociais, e ela usou o seu Twitter para tentar se justificar da repercussão negativa. Rachel criticou o "politicamente correto" e o jornalismo "chapa branca". "Gente boa, valeu pelo debate. Obrigada a vocês que não distorceram de forma desonesta minhas palavras e captaram a mensagem! Abaixo a censura!".

O Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro também se manifestou sobre o tema, repudiando as declarações Sheherazade, salientando que o desrespeito aos direitos humanos tem sido prática recorrente da jornalista.

"Sheherazade violou os direitos humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente e fez apologia à violência", diz parte da nota, que pede ainda que a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) "investigue e identifique as responsabilidades neste e em outros casos de violação dos direitos humanos e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros". A nota lembra ainda que canais de rádio e TV não são propriedades privadas, "mas concessões públicas que não podem funcionar à revelia das leis e da Declaração Universal dos Direitos Humanos". A nota lembra que a jornalista não pode usar seu espaço para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime.

A repercussão vai levar a emissora SBT a se manifestar sobre o caso nesta quinta-feira, 6. Tanto a equipe de jornalistas como os dirigentes da emissora não concordam com a âncora e querem que fique claro que a posição dela não reflete a do SBT no tema, uma das opções discutidas era que Rachel lesse no jornal de hoje um editorial dizendo que ela não defende os justiceiros, mas que a população tem direito de se revoltar com a criminalidade, Essa ideia foi desconsiderada, mas a apresentadora deve ser questionada na bancada pelo colega Joseval Peixoto, a emissora quer deixar claro que discorda de Sheherazade.

Confira o vídeo com o comentário de Rachel Sheherazade que gerou polêmica nas redes sociais

Relacionadas

Brasil 05/08/2014 Patrícia Abravanel tem futuro duvidoso no SBT
A apresentadora Patrícia Abravanel deverá sair do ar nos próximos dias, por conta de sua gravidez. No lugar do programa “Máquina da Fama”, entrará "Esse Artista Sou Eu", que será ...
Brasil 04/08/2014 Negando aposentadoria, Silvio Santos fala sobre sua doença: “Posso embarcar a qualquer momento”
O apresentador Silvio Santos não vai se aposentar! Pelo menos é o que diz a assessoria de imprensa do SBT afirmou para o site “O Globo”, ao negar a noticia ...
Brasil 04/08/2014 Silvio Santos desmente boatos de aposentadoria e fala sobre doença: “Posso embarcar a qualquer momento”
O apresentador Silvio Santos não vai se aposentar! Pelo menos é o que diz a assessoria de imprensa do SBT afirmou para o site “O Globo”, ao negar a noticia ...

+ Brasil

31/07/2014 FLIP 2014: Obras de Millôr Fernandes serão apresentadas em festival de Paraty
Na última quarta-feira (30), o primeiro dia da Feira Literária Internacional de Paraty, mais conhecida por seu público por FLIP, as atividades se iniciaram bem cedinho. E apesar de sua
30/07/2014 Prefeito de Itagimirim, Reilson Lima, morre após ser baleado dentro de bar
O prefeito do município de Itagimirim, Reilson Lima, foi morto com vários disparos de arma de fogo em um bar que fica localizado no centro da cidade.Reilson estava em um