Jornalista Rachel Sheherazade causa polêmica com comentário: "Adote um bandido"

Jornalista Rachel Sheherazade causa polêmica com comentário: "Adote um bandido"
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A jornalista Rachel Sheherazade que apresenta o “SBT Brasil” provocou bastante polêmica e dividiu opiniões nas redes sociais com um comentário a favor do grupo de pessoas que deteve um suspeito de assalto, o agrediram e deixaram nu, preso a um poste com uma trava de bicicleta, o caso foi no Rio de Janeiro na última semana.

Em seu comentário no telejornal de terça-feira, 4, Rachel disse que a atitude do grupo era “compreensível”.

"Num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível", disse a jornalista. "O Estado é omisso, a polícia desmoralizada, a Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem, que ainda por cima foi desarmado? Se defender, é claro", acrescentou, para completar. "O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite".
Finalizando, ela ainda disse que quem defende o suspeito deveria "adotar um bandido". "Aos defensores dos direitos humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso no poste, lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido".

O discurso da apresentadora gerou inúmeras criticas nas redes sociais, e ela usou o seu Twitter para tentar se justificar da repercussão negativa. Rachel criticou o "politicamente correto" e o jornalismo "chapa branca". "Gente boa, valeu pelo debate. Obrigada a vocês que não distorceram de forma desonesta minhas palavras e captaram a mensagem! Abaixo a censura!".

O Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro também se manifestou sobre o tema, repudiando as declarações Sheherazade, salientando que o desrespeito aos direitos humanos tem sido prática recorrente da jornalista.

"Sheherazade violou os direitos humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente e fez apologia à violência", diz parte da nota, que pede ainda que a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) "investigue e identifique as responsabilidades neste e em outros casos de violação dos direitos humanos e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros". A nota lembra ainda que canais de rádio e TV não são propriedades privadas, "mas concessões públicas que não podem funcionar à revelia das leis e da Declaração Universal dos Direitos Humanos". A nota lembra que a jornalista não pode usar seu espaço para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime.

A repercussão vai levar a emissora SBT a se manifestar sobre o caso nesta quinta-feira, 6. Tanto a equipe de jornalistas como os dirigentes da emissora não concordam com a âncora e querem que fique claro que a posição dela não reflete a do SBT no tema, uma das opções discutidas era que Rachel lesse no jornal de hoje um editorial dizendo que ela não defende os justiceiros, mas que a população tem direito de se revoltar com a criminalidade, Essa ideia foi desconsiderada, mas a apresentadora deve ser questionada na bancada pelo colega Joseval Peixoto, a emissora quer deixar claro que discorda de Sheherazade.

Confira o vídeo com o comentário de Rachel Sheherazade que gerou polêmica nas redes sociais

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: