"12 anos de escravidão" leva estatueta de melhor filme do BAFTA, confira a lista dos ganhadores

"12 anos de escravidão" leva estatueta de melhor filme do BAFTA, confira a lista dos ganhadores
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

O BAFTA (British Academy Film Awards) ocorreu neste domingo (16), e o grande vencedor foi “12 anos de escravidão”, que levou a estatueta de melhor filme no evento de premiação de cinema mais importante de todo o Reino Unido.

"Há 21 milhões de pessoas em escravidão enquanto estamos aqui sentados. Espero que, a 150 anos a partir de agora, a nossa ambivalência não permita que outro cineasta faça este filme", disse o diretor Steve McQueen, sobre a trama principal de seu longa, que retrata a escravidão norte-americana no período após a Guerra Civil.

Baseada em fatos reais, a trama conta a história de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos, até o momento em que ele é resgatado por um advogado (Brad Pitt), após 12 anos.

Entretanto, o longa-metragem que conquistou um maior destaque na 67ª edição do Bafta foi “Gravidade”, que ganhou em seis das 11 categorias nas quais foi indicado. Melhor filme britânico, melhor diretor, melhor trilha sonora original, melhor fotografia, melhor som e melhores efeitos visuais foram as categorias que renderam troféus à produção dirigida pelo mexicano Alfonso Cuarón.

O elogiadíssimo filme “Trapaça” também saiu da cerimônia com grandes motivos para comemorar, já que David O.Russel recebeu o Bafta de melhor roteiro original para a tragicomédia Eric Warren Singer como ajudante na composição do roteiro. Jennifer Lawrence, integrante do elenco ao lado de Amy Adams, Bradley Cooper, Christian Bale, Jeremy Renner, Robert De Niro, Jack Huston e Michael Peña, foi considerada a melhor atriz coadjuvante.

Chiwetel Ejiofor foi considerado o melhor ator pelo seu trabalho em “12 Anos de Escravidão”, enquanto Cate Blanchett recebeu a estatueta de melhor atriz, graças à excelente interpretação em “Blue Jasmine”, de Woody Allen.

Confira os vencedores do Bafta 2014:

Melhor filme

Doze anos de escravidão, de Steve McQueen

Melhor diretor

Alfonso Cuaron, Gravidade

Melhor atriz

Cate Blanchett, Blue Jasmine

Melhor ator

Chiwetel Ejiofor, Doze anos de escravidão

Melhor atriz coadjuvante

Jennifer Lawrence, Trapaça

Melhor ator coadjuvante

Barkhad Abdi, Capitão Phillips

Melhor filme em língua estrangeira

A grande beleza, de Paolo Sorrentino 

Melhor atriz/ator em ascensão

Will Poulter

Melhor roteiro original

David O. Russell, Trapaça

Melhor roteiro adaptado

Steve Coogan, Jeff Pope, Philomena

Melhor filme britânico

Gravidade, de Alfonso Cuaron

Melhor documentário

O ato de matar, de Joshua Oppenheimer

Melhor filme de animação

Frozen - uma aventura congelante, de Chris Buck e Jennifer Lee

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: