Cientistas europeus desenvolvem uma espécie de "detector de mentiras" para redes sociais

Cientistas europeus desenvolvem uma espécie de "detector de mentiras" para redes sociais
Carol Souza
Por Carol Souza

Nesta semana foi revelado que um projeto, envolvendo diversas universidades e empresas européias, está desenvolvendo uma espécie de "detector de mentiras" para ser usado em redes sociais e fóruns online na web.

Batizado de "Pheme", mesmo nome da deusa grega do rumor, o sistema deverá analizar em tempo real se uma publicação ou postagem é verdadeira, além de identificar perfis ou contas criadas em redes sociais com intuito de espalhar informações falsas.

Entre os dados que devem ser analizados estão publicações no Twitter, comentários públicos no Facebook e em fóruns online sobre temas relacionados a questões de saúde. Segundo o site BBC, o projeto deve durar cerca de três anos e foi idealizado em 2011, em Londres, a partir de uma pesquisa sobre uso de mídias sociais durante os conflitos ocorridos na cidade naquele ano.

De acordo com os pesquisadores, os rumores lançados online serão classificados em quatro categorias. "Especulação": como, por exemplo, se pode haver uma alta na taxa de juros; "Controvérsia": como a que ocorreu com a vacina tríplice viral, que foi acusada, em vários países, de provocar o autismo; "Má informação": se uma informação falsa é disseminada sem intenção e "Desinformação": se uma informação falsa é disseminada intencionalmente.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: