Edward Snowden diz a parlamento europeu que EUA pediu sua execução

Edward Snowden diz a parlamento europeu que EUA pediu sua execução
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Edward Snowden, o ex-técnico da CIA que relevou ao mundo esquemas de espionagem dos EUA contra diversos países do mundo,  denunciou ao Parlamento Europeu (PE) que os que autoridades do governo americano estariam pediram sua "execução".

Eles alegariam que os serviços secretos russos o contataram para ter informações sobre a espionagem americana e que ainda há muitos programas secretos não revelados.

Snowden fez as afirmações em resposta por escrito enviada à Comissão de Liberdades Civis do PE, que investiga o escândalo de espionagem em massa de Washington na Europa e às quais a Agência Efe teve acesso.O ex-espião diz no texto que garante não ter qualquer apoio financeiro para suas atividades, reitera à comissão do PE: "Oficiais do governo americano (...) pediram minha execução".

Em outro ponto, Snowden revela que "certamente" os serviços secretos russos se aproximaram dele quando o escândalo veio à tona, mas "estavam decepcionados" porque "não levei comigo nenhum documento de Hong Kong".

Edward Snowden acrescenta que o governo dos Estados Unidos reconheceu que "não há provas de qualquer relação" entre ele e a inteligência russa e que também não está em contato com as autoridades chinesas. "Um serviço de inteligência não demora muito tempo para perceber quando não teve sorte", ironizou.

A declaração à comissão do PE encarregada de investigar o escândalo acontece após vários meses sem acordo sobre seu formato e após uma videoconferência ser descartada. Snowden, que está asilado na Rússia, anuncia que fará novas revelações sobre operações de espionagem em massa de cidadãos europeus, quando as circunstâncias forem "seguras".

"Há muitos outros programas secretos que impactariam nos direitos dos cidadãos europeus, mas deixarei esse assunto de interesse público para quando for seguro revelá-lo a jornalistas responsáveis", acrescenta.

Perguntado sobre seus pedidos de asilo em alguns países da União Europeia (UE), Snowden diz que continua à espera de uma resposta positiva, mas indica que alguns parlamentares nacionais lhe confessaram que os "Estados Unidos não permitirão" que aceitem o ativista.

Apesar de se recusar a fazer novas revelações, Snowden ressalta a espionagem comercial como um dos pontos principais: "Diariamente são utilizadas ferramentas de vigilância em escala global como meio de espionagem econômico", acrescenta Snowden, que declara que denunciou as práticas durante seu trabalho na CIA a mais de dez oficiais diferentes sem obter resultados.

"Se querem me ajudar, podem fazê-lo ajudando a todos: declarem que a divulgação em massa e indiscriminada de dados privados por parte dos governos é uma violação de nossos direitos que deve terminar", pede o ex-analista aos eurodeputados.

Para Snowden,"a comunidade internacional deve conjugar normas comuns de comportamento e investimento no desenvolvimento de medidas técnicas para se defender contra a vigilância em massa". Edward Snowden ficou famoso no mundo todo após revelar parte do programa americano de espionagem usado pela NSA que feria a soberania de diversas nacionalidades e coletava (e ainda coleta) dados sem autorização ou conhecimento dos mesmos, desde dados pessoais a dados militares e comerciais.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: