Twitter: Brasil é um dos maiores em usuários e faturamento

Twitter: Brasil é um dos maiores em usuários e faturamento
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

O Twitter completa 8 anos de existência nesta semana, dia 21 de março, e a empresa divulgou alguns dados sobre o posicionamento do microblog no mercado nesta quarta-feira (19) para a imprensa. A empresa não divulga os números por país, mas afirma que o Brasil é um dos cinco maiores no Twitter em termos de usuários e faturamento.

Desde 2006, quando foi fundado, já foram enviados mais de 300 bilhões de tweets. Com mais de 241 milhões de usuários ativos por mês, a plataforma recebe 500 milhões de tweets por dia. Segundo os dados, mais de 400 milhões de visitantes únicos acessam o conteúdo do Twitter a cada mês, sendo 76% por meio de dispositivos móveis. Disponível em 35 idiomas, 77% das contas do serviço são de fora dos Estados Unidos. 

Uma pesquisa levantada pela empresa e divulgada pelo IdgNow, mostrou que 70% dos usuários veem a rede social como principal canal para consumo de informação em tempo real, 60% costumam usar o serviço enquanto veem TV e 67% usam o microblog para seguir personalidades. Um exemplo deste engajamento dos brasileiros no microblog pode ser visto com números relacionados ao Big Brother Brasil. Na primeira semana de estreia do programa de TV mais de um milhão de tweets foram gerados sobre o tema. 

Segundo, o diretor-geral do Twitter no Brasil, Guilherme Ribenboim, define como “bem marcante”  o crescimento de 24,7% comparado ao mesmo período do ano passado, isto mostra o aumento devido a base de usuários móveis está relacionado com o também aumento da base de usuários de smartphones.

Sobre novos planos, além de desenvolver um app para smartphones de entrada, com pouca memória e tela de tamanho reduzido, para todo os tipos de usuário, há também o desenvolvimento de recursos específicos para ações de segunda tela. Denominado "Twitter EPG", a aplicação permite que a emissora ou empresa de TV à cabo veicule uma timeline sobre o programa que está sendo veiculado naquele momento. O acesso a essa tela é feito via o controle remoto da TV ou do set-top box.

O sistema, operado por um parceiro do Twitter que trabalha junto com a equipe da operadora de Tv por assinatura Airtel, conta inclusive com uma função para que o telespectador, usuário da rede, envie tweets com a hashtag  #onTV, para indicar que gostaria de ver a sua mensagem veiculada no ar.

Em geral, até o momento, os resultados têm sido acima da expectativa. "Mas ainda é uma experiência muito recente", afirma Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios do microblog para a América Latina.

O executivo já vem conversando com emissoras e empresas de TV por assinatura brasileiras, para fazer algo semelhante aqui, talvez ainda este ano.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: