Após bloquear Twitter, Turquia bloqueiam também Youtube no país

Após bloquear Twitter, Turquia bloqueiam também Youtube no país
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

O governo turco decidiu bloquear o acesso ao YouTube no país, informou nesta quinta-feira a agência estatal de notícias Anadolu. Isso ocorre logo após o governo proibir o acesso também ao Twitter, e ocorre como represália após o vazamento de uma conversa entre integrantes do Ministério de Relações Exteriores, do Exército e do serviço de inteligência em que se discute a possibilidade de uma intervenção militar na Síria. 

O Google, dono do YouTube, confirmou que alguns usuários não estavam conseguindo acessar a plataforma na Turquia. A medida deve aumentar a insatisfação com o governo, que já vinha sendo criticado por causa do veto ao Twitter. Nesta quarta, um tribunal de Ancara ordenou a suspensão do bloqueio da ferramenta de microblog, mas pode levar meses até que a ordem seja integralmente cumprida pelas autoridades turcas e sofre resistência no país por parte da população já descontente com algumas atitudes políticas no país.

O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan tem feito críticas a redes sociais, que têm sido usadas para divulgar denúncias de corrupção contra seu governo. Em um comício realizado esta semana, Erdogan pediu apoio do eleitorado ao veto contra os sites. 

“Eu não consigo entender como pessoas de bom senso podem defender o Facebook, o YouTube e o Twitter. Tudo não passa de mentira”. Nesta quinta, ao falar na cidade de Diyarbakir, no sudeste do país, ele mencionou o vazamento que serviu de justificativa para a ação contra o YouTube.

“Eles vazam até mesmo reuniões sobre segurança nacional. Isso é desprezível”, disse, segundo a rede britânica BBC. O  povo da Turquia tem se manifestado contra as decisões de bloqueio através de outras redes sociais e fóruns.

 

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: