Reparar erro 'Heartbleed' poderá deixar ainternet mais lenta, de acordo com especialistas

Reparar erro 'Heartbleed' poderá deixar ainternet mais lenta, de acordo com especialistas
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Reparar a falha do “Heartbleed” que foi descoberta na semana passada, poderá perturbar e tornar mais lento o funcionamento da internet, informaram nesta terça-feira (15), especialistas americanos em segurança informática.

A boa noticia é que a maioria dos grandes sites na internet vulneráveis à falha, que afeta certas versões de OpenSSL, um programa livre usado para conseguir conexões seguras com a internet, já atualizou seus sistemas.

O problema agora é que os navegadores como Chrome, Firefox e Internet Explorer podem ser iniciados com a renovação necessária dos certificados de segurança, o que poderia gerar a emissão de mensagens de erro e tornar lento o acesso a certos sites, explicou à AFP Johannes Ullrich, do SANS Internet Storm Center.

A solução da falha passa pela obtenção de novos certificados de segurança, mas isso requer que os navegadores atualizem sua lista de senhas, ou de certificados não seguros, que desencadeiam um alerta quando um internauta pretende acessar esses sites.

Normalmente, os navegadores conseguem atualizar dezenas de senhas por dia, mas por causa do “Heartbleed” a lista pode aumentar para milhares, se as verificações durarem muito tempo, os navegadores simplesmente podem declarar os sites inválidos, ou emitir mensagens de erro.

Veo Zhang, especialista em segurança informática na Trend Micro, explicou que os smartphones também são potencialmente vulneráveis porque se conectam a servidores afetados pela falha e porque esta também pode prejudicar certos aplicativos.

"Encontramos 273 (aplicativos) no Google Play" que são vulneráveis, escreveu Zhang em seu blog.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: