Cinzas de Gabriel García Márquez serão jogadas no México e Colômbia

Cinzas de Gabriel García Márquez serão jogadas no México e Colômbia
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

O escritor  colombiano Gabriel García Márquez que morreu na última quinta-feira (17) deverá ter suas cinzas espalhadas parte no México e outra parte na Colômbia, segundo informou José Gabriel Ortiz, o embaixador colombiano no México. O corpo do escritor foi cremado por opção da família, em uma cerimônia privada na capital mexicana, onde García Márquez morava desde o início da década de 1960.

O governo mexicano prestará uma homenagem ao ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 no Palácio das Belas Artes na segunda-feira (21).

Juan Manuel Santos, presidente colombiano, decretou três dias de luto no país pela morte do escritor, deverá participar da cerimônia. 

Gabriel García Márquez era um dos principais nomes da escola literária chamada realismo fantástica. 

Outros escritores também prestaram homenagens, como o escritor moçambicano Mia Couto, que participou da 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília, também homenagearam García Márquez.

Após ser hospitalizado por uma semana devido a uma infecção pulmonar, o autor de Cem Anos de Solidão e de O Amor nos Tempos do Cólera havia retornado para casa no início do mês.

O estado de saúde de Gabriel García Márquez era frágil segundo sua família, e havia risco de que houvessem “complicações”. O autor colombiano morreu aos 87 anos em casa, e poucos minutos após a sua morte, frases, fotos e citações do autor invadiram as páginas de redes sociais em sua homenagem.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: