Faustão é acusado de racismo após piada sobre cabelo afro de dançarina de Anitta

Faustão é acusado de racismo após piada sobre cabelo afro de dançarina de Anitta
Carol Souza
Por Carol Souza

No último domingo (20) o apresentador Fauto Silva do "Domingão do Faustão" se colocou em maus lençóis ao gerar polêmica com um comentário, classificado por ativistas como racista, sobre o cabelo de uma das dançarinas da funkeira Anitta.

Ao falar das moças que dançavam com a funkeira, Fausto chamou Arielle Macedo de "aquela que tem cabelo de vassoura de bruxa", se referindo ao seu cabelo afro ruivo. Ativistas do movimento não perdoaram e acusaram o apresentador, veterano da Rede Globo, de ter uma postura racista.

No mesmo dia do ocorrido, o grupo Cacheando em Salvador postou uma resposta em seu perfil na rede social Facebook sobre o incidente. "Não aceitamos mais que nos seja imposto os padrões eurocêntricos de beleza! Não iremos tolerar que racismo seja reproduzido em nenhum ambiente e em grande mídia então. Não aceitaremos mais que nos "eduquem" para sermos racistas!", diz a mensagem.

Após a mensagem, uma imagem começou a circular pela web, com Arielle sentada em uma calçada. Na imagem, a mensagem: "Esta é Arielle, negra, mulher, dançarina. Foi sobre ela que Faustão destilou seu racismo em horário nobre. Por quanto tempo mais permitiremos que esta mídia racista nos ofenda baseada em seus padrões eurocêntricos? Somos tod@s Arielle! #faustaoracista #globoracista #somostod@sarielle".

Outras entidades também se manifestaram sobre o caso, como o grupo Ofensiva Negritude, que divulgou uma mensagem bastante exaltada na web: "O caso é grave (ponto). Não só por se tratar do 'black power', mas vai além, o tom pejorativo da brincadeira consegue ofender diversas pessoas que estão fazendo a transição para o cabelo black ou as pessoas que já o possuem. Uma boa retratação pública, já daria conta num próximo Domingão do Faustão, de no mínimo, respeitar e assumir que falou MERDA. Não podemos ter apresentadores de TV, num domingo (todas as idades em casa) de ibope alto, falando dessa maneira, tendo em vista a representação estética que sua fala possui".

Além das críticas, o grupo cobra um pedido de desculpas em rede nacional por parte de Fausto: "Que ele peça desculpas em Rede Nacional e que um dia, todas as pessoas com "Vassoura de Bruxa", como diz Faustão, tomem ainda mais a TV, para que casos como esse, não sejam motivos de risada e sim de reorganização do conteúdo da TV".

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: