Led Zeppelin: acusação de plágio em "Stairway to Heaven" com "Taurus", lançada em 1968; Compare

Led Zeppelin: acusação de plágio em  "Stairway to Heaven" com "Taurus", lançada em 1968; Compare
Carol Souza
Por Carol Souza

Uma das bandas mais importantes, de maior influência e mais clássicas do rock’n roll mundial, o Led Zeppelin de Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham pode ser processada.

O processo gira em torno de um dos seus maiores sucessos já lançados: a música "Starway to Heaven", uma das marcas da banda e verdadeiro hino do rock. O motivo? Segundo a banda Spirit, este famoso hit mundial é nada menos que um plágio da música instrumental "Taurus" do grupo.

"Starway to Heaven" do Led Zeppelin foi composta em 1971, e seria cópia da música lançada em pela Spirit em 1968. Francis Alexander Molofiy, advogado do grupo que acusa a famosa banda de plágio, está tentando vetar o relançamento do disco "Led Zeppelin 4" em que a famosa canção que está sendo alvo de acusação de plágio estará novamente.

Além disto, segundo a revista "Rolling Stone" americana, o advogado alega que o guitarrista que tocava no Spirit, Randy California, deveria ser devidamente creditado como coautor da canção, já que tal canção é muito similar ao famoso sucesso do grupo Led Zeppelin.

O ex-baixista do Spirit, Mark Andes, contratou o advogado e afirmou que o Led Zeppelin deve ter escutado "Taurus" quando as duas bandas estiveram juntas em turnê no final da década de 60, e sobre a demora a requerer os créditos pela canção comentou:  "Eu não posso explicar. O plágio é bastante evidente, nota por nota. Seria muito legal se os caras do Led Zeppelin dessem ao Randy um pequeno crédito. Seria amável", disse, completando que há um bom tempo era pretendido mover uma ação legal sobre o caso, mas que não havia condições financeiras para arcar com os custos.

De acordo com informações da Revista "Rolling Stone", representantes da banda Led Zeppelin se recusaram a comentar o caso. Ouça as duas canções abaixo e compare:

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: