"Imploro seu perdão", diz Papa Francisco em missa dedicada à vítimas de abuso sexual

"Imploro seu perdão", diz Papa Francisco em missa dedicada à vítimas de abuso sexual
Carol Souza
Por Carol Souza

Durante a manhã desta segunda-feira (7) o Papa Francisco, em missa dedicada à vítimas de abuso sexual implorou perdão em encontro com sobreviventes de "pecados e crimes graves" cometidos contra elas.

"Imploro seu perdão, também, pelos pecados de omissão em parte dos líderes da Igreja que não responderam adequadamente [às denúncias]", disse o pontífice, que foi citado pelo Vaticano como expressando "tristeza" durante a homília em uma missa privada com seis vítimas pelos "pecados e crimes graves" do abuso sexual clerical contra eles.

Segundo informações da agência AP e da Agência Brasil, o Papa se encontrou com seis vítimas destes crimes, dois alemães, dois irlandeses e dois britânicos na Casa de Santa Marta, onde reside atualmente, com o encontro, que havia sido anunciado ainda em maio, que precedido pela missa.

Ainda durante a missa, o Papa anunciou repetidamente "tolerância zero" e a vontade de impor "sanções muito severas" contra os criminosos, comparando todo padre que abusa de uma criança a alguém que comete o pior sacrilégio, "uma missa negra".

Vale ressaltar que neste ano, após associações de vítimas avaliarem que o Vaticano não tinha feito o suficiente na luta contra a pedofilia, o Papa criou uma comissão de peritos para a proteção da infância no seio das instituições da Igreja Católica.

Durante os anos 2000, o escândalo dos abusos foi revelado, crime que atingiu dezenas de milhares de crianças em diferentes países, da Irlanda aos EUA. Os atos remontam às décadas de 1960 e 1970, com a Igreja sendo acusada de ter tolerado os crimes de abuso e, por vezes, protegido os criminosos sem ao menos ouvir as vítimas.

 

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: