Primeiro longa-metragem em 3D cubano terá exibições em 10 países, incluindo EUA

Primeiro longa-metragem em 3D cubano terá exibições em 10 países, incluindo EUA
Carol Souza
Por Carol Souza

Conforme divulgado por seus produtores nesta terça-feira (22), o longa-metragem cubano "Meñique", o primeiro com tecnologia 3D produzindo no país, será exibido em cerca de 10 países diferentes entre Espanha, Franca e EUA.

"Uma dúzia de países, incluindo os Estados Unidos, assinaram contratos para a distribuição de Meñique", afirmou o diretor da empresa espanhola Ficción Producciones, que produziu o filme juntamente com o estatal Instituto Cubano de Cinema (ICAIC), Julio Casal.

O longa fez sua estreia no último dia 20 de julho em Havana, e terá sessões "na França, Coreia do Sul, Alemanha e vários países do Oriente Médio", conforme declarado por Julio. A produção é baseada em uma adaptação do escritor cubano José Martí do conto do francês Édouard Laboulaye e narra a história de uma criança que descobre que inteligência e conhecimento são melhores do que força.

A história foi publicada por Martí em 1889 em Nova York na primeira edição de sua revista "The Golden Age". "Uma cópia alternativa do filme será lançada na Espanha, dublada por atores espanhóis e com um roteiro mais universal" para "livrar o filme do localismo que pode fazê-lo incompreensível", acrescentou Casal.

O ICAIC ainda indicou recentemente que planeja produzir, também em 3D, um filme de "Elpidio Valdés", o personagem mais famoso dos desenhos animados de Cuba, um valente coronel "mambí" (guerrilheiro) das lutas contra o colonialismo espanhol no século XIX, criado em 1970 por Juan Padrón, o pai da animação na ilha e ganhador do "Prêmio Nacional de Cinema" de 2008.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: