Anima Mundi: Festival de animação ganha vida nesta sexta (25), no Rio de Janeiro

Anima Mundi: Festival de animação ganha vida nesta sexta (25), no Rio de Janeiro
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Nesta sexta-feira (25) começa a 22ª edição do "Festival Anima Mundi", o maior evento de animação das Américas, com realização até o próximo dia 3 de agosto, no Rio de Janeiro.

Neste ano, o festival promoverá a exibição de cerca de 418 filmes de 47 países diferentes, entre curtas e longas-metragens, sendo que o Brasil, país com o maior número de filmes em exibição, terá representação de 109 obras e mais 6 coproduções.

Vale ressaltar que nesta edição, as mostras e sessões acontecem em quatro locais diferentes, no Centro Cultural Light, na Fundição Progresso, no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, e no Oi Futuro Ipanema, com algumas sessões gratuitas e outras com ingressos em valores populares de R$ 10, com meia-entrada a R$ 5.

Nos destaques do "Anima Mundi" estão os longas premiados "O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, "Até que a Sbórnia nos Separe", de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr., e "Minhocas", de Paolo Conti e Arthur Nunes.

Para que o espectador entenda bem, a organização do evento separou as produções em cinco mostras competitivas: Panorama, Portifólio, Curtas, Longas e Galerias; e cinco não competitivas: Futuro Animador, Olho Neles, Panorama Internacional, Animação em Curso e Longa-metragem Panorama. 

Os nomes e produções vencedores das mostras competitivas serão eleitos por um júri oficial e pelo público espectador do próprio festival, com os prêmios sendo distribuídos na sessão de encerramento do evento, no dia 3 de agosto, com a exibição dos vencedores da edição.

Comvárias atrações para o público, além das mostras, o evento promove ainda atividades paralelas como o Anima Fórum, que promove debates e aulas-magnas; o Anima Business, a área de negócios do festival; e o Animação e Games, com apresentação de curtas que interagem com a plataforma de games.

Algo que já é uma tradição do Anima Mundi está de volta. A edição 2014 do evento também oferece um estúdio aberto, como em outros anos, onde o público poderá experimentar diversas técnicas de animação com auixílio de monitores e tutores no local.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: