'Entrevista com Stella do Patrocínio' completa dez anos

'Entrevista com Stella do Patrocínio' completa dez anos
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas
Mais uma vez, Georgette Fadel deve subir ao palco para interpretar Stella do Patrocínio. Lançada há dez anos, a montagem Entrevista com Stella do Patrocínio volta e meia retorna ao cartaz. Agora, para comemorar o aniversário de uma década, deve ser apresentada novamente nesta segunda-feira, 28, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade.

Na obra, que é completamente musicada, a premiada atriz Georgette Fadel interpreta um personagem verídico: uma mulher, considerada esquizofrênica, que foi descoberta por psicólogos e artistas que visitaram a Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, onde ela havia ficado internada por cerca de 30 anos. À época, a fala poética de Stella impressionou criadores, como a artista plástica Neli Gutmacher.

Para tentar compreender o fenômeno, Neli realizou e gravou entrevistas com a paciente. Um material que, 15 anos depois, foi transcrito pela escritora Viviane Mosé no livro Reino dos Bichos e dos Animas É Meu Nome. Finalista do prêmio Jabuti de 2005, a obra deu origem ao espetáculo, que é dirigido por Georgette, ao lado de Lincoln Antonio. No elenco, além da atriz, está a cantora Juliana Amaral.

Organizada em formato de depoimento, a peça conta como Stella foi parar no hospital psiquiátrico e como era sua vida antes desse episódio, quais os seus sonhos, planos e desejos. A trilha sonora, criada por Lincoln Antonio, transforma a peça em uma espécie de musical, em que tudo é contado por meio das canções.

A apresentação, que será na Biblioteca Mário de Andrade, faz parte do programa Teatro na Mário, que ocorre todas às segundas-feiras, a partir das 19h. Os convites, que são gratuitos, podem ser retirados na recepção da biblioteca 1 hora antes do início do espetáculo.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: