Governo inclui vacina de combate a Hepatite A no SUS

Governo inclui vacina de combate a Hepatite A no SUS
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Nesta terça-feira (29), o ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacina contra o vírus da hepatite A no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), elevando para 14 o número de vacinas oferecidas gratuitamente nos postos.

A vacina será oferecida em uma dose única a partir de agosto de 2014, e deverá ser adicionada ao conjunto de vacinas destinadas a menores de entre um ano e um ano e 11 meses de vida, uma população de cerca de três milhões de crianças, segundo o Ministério.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a medida tem como objetivo imunizar contra este vírus 95% da população nesta idade no primeiro ano de campanha, controlando gradualmente a incidência da doença no país.

Foram investidos R$$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses da vacina, das quais algumas já foram distribuídas entre os postos de saúde em todo o país.

O governo firmou um contrato com o laboratório Merck Sharp & Dohme que prevê a transferência de tecnologia para que a vacina possa ser totalmente produzida no Brasil a partir de 2018.

"A escolha da faixa de idade que será vacinada foi feita a partir de estudos técnicos que determinaram em que momento os menores têm capacidade de resposta imunológica à vacina. A partir de certa idade é muito provável que uma criança já tenha tido contato com o vírus, motivo pelo qual não se recomenda a vacinação", declarou o ministro.

No Brasil, país considerado de risco para a hepatite A, foram registrados 151.436 casos da doença entre 1999 e 2013, dos quais 761 foram mortais. A incidência da doença no ano passado no país foi de 3,2 casos por cada 100 mil habitantes.

A campanha oficial de vacinação do Brasil oferece 14 vacinas gratuitamente, incluindo todas as recomendadas pela OMS.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: