Diretor de documentários Robert Drew falece em Connecticut, nos EUA, aos 90 anos

Diretor de documentários Robert Drew falece em Connecticut, nos EUA, aos 90 anos
Carol Souza
Por Carol Souza

A família do diretor de documentários Robert Drew, considerado o "pai" do gênero do cinema direto - que é a versão americana do cinema "verité" francês - , noticiou com pesar nesta quarta-feira (30) seu falecimento em Connecticut, nos EUA, aos 90 anos de idade.

Ele morreu em volta dos familiares como filhos e amigos de acordo com agência de notícias Reuters, e tinha mais de cem filmes na sua carreira sobre política, questões sociais, e das artes. Estes filmes foram produzidos durante as mais de cinco décadas em que o diretor trabalhou.Ele foi responsável por implementar técnicas inovadoras de direção, além de câmeras de filmagens mais leves. 

Um dos documentários de destaques de Drew foi feito em 1963. "Crise: por trás de um compromisso presidencial". O documentário relatava a decisão do então presidente John Kennedy em dar apoio os direitos dos americanos negros. Além de obrigar a Universidade do estado do Alabama a aceitar dois estudantes.

O diretor foi premiado no ano de 1969 com um Emmy, com "Man Who Dances" como melhor documentário, e também foi responsável por tantos outros documentários de prestígio. Drew era viúvo há dois anos de sua esposa Anne Gilbert Drew, com quem trabalhou durante grande parte de sua carreira profissional, e com quem tinha filhos.

O diretor nascido em Ohio antes de seguir esta carreira,' já havia sido recruta da Força Aérea americana no final da Segunda Guerra Mundial.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: