Ops! Facebook sai do ar e assusta usuários; Rede social deixou de funcionar por 40 minutos

Ops! Facebook sai do ar e assusta usuários; Rede social deixou de funcionar por 40 minutos
Carol Souza
Por Carol Souza

Nnesta sexta-feira (1) a rede social Facebook assustou muitos de seus usuários no mundo todo ao permanecer cerca de 40 minutos fora do ar, algo incomum no site.

Diante da impossibilidade de se conectar à rede social, parte dos 1,3 bilhões de pessoas cadastradas no Facebook recorreram ao seu concorrente, o microblog Twitter, para divulgar e até mesmo reclamar do ocorrido. Vale acrescentar que a "falha" ocorreu na web e também em aplicativos para smartphones e tablets.

Durante o tempo em que esteve fora do ar, a página inicial do site exibia a mensagem "Desculpe, algo está errado", para informar problemas. "Nossos engenheiros detectaram o problema e estamos trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível. Vamos atualizar em breve", continuava a mensagem

Raramente o Facebook enfrenta problemas de instabilidade, porém isso não está longe de acontecer. Para quem não se lembra no mês de junho a rede social esteve fora do ar pro um período mais longo, cerca de quatro horas, devido a um problema de atualização do serviço.

"Nesta madrugada, nós tivemos um problema enquanto estávamos atualizando a configuração de um de nossos sistemas de software. Nós rapidamente encontramos e solucionamos o problema", informou o Facebook em comunicado na época.

Em sua cinebiografia, o longa "A Rede Social", de 2010, o criador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, chega a afirmar que um dos maiores triunfos de um serviço popular na web, como o Facebook, é se manter estável o tempo todo para seus usuários.

Trocando em miúdos, sua vantagem seria exatamente nunca sair do ar. E apesar dos problemas, que repetimos, são bastante raros, em dez anos de existência foram poucas as  vezes em que a rede social esteve indisponível aos seus bilhões de usuários.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: