Uma senhora com carinha de menina: Mafalda completa seus 50 anos!

Uma senhora com carinha de menina: Mafalda completa seus 50 anos!
Carol Souza
Por Carol Souza

Nesta segunda-feira (29) a pequena Mafalda, criação do cartunista argentino Quino virou uma senhora, e completou 50 anos de existência, aperas de ainda ser a mesma garotinha rabugenta e de língua afiada.

Criada pelo cartunista em 1962 para uma campanha publicitária, seu desenho foi publicado apenas dois anos depois, em 1964 no formato de tirinha na revista "Primeira Plana".

"Mafalda completa 50 anos em 2014. O dia de sua primeira publicação foi 29 de setembro de 1964, na revista Primera Plana. Para mim é o dia do nascimento de Mafalda como personagem de tirinhas. Qualquer outro cálculo de aniversário é incorreto", afirmou Quino em nota oficial, esclarecendo que para ele, Mafalda começou a "existir" a partir da data de sua primeira publicação.

Mafalda sempre teve um "pezinho" na política, e justamente por isso ficou conhecida. Em suas tirinhas a pequena garotinha confrontava adultos e levantava questionamentos sobre a situação política da Argentina, a falta de sensibilidade dos governantes, as mazelas mundiais e a destruição do meio ambiente

As tirinhas de Mafalda tiveram suas publicações interrompidas por Quino ainda em 1973, que alegou um "esgotamento de ideias".

Com informações do portal SRZD.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: