Racismo! Miss Brasil sofre preconceito na web devido a sotaque cearense: "Bonita até abrir a boca"

Racismo! Miss Brasil sofre preconceito na web devido a sotaque cearense: "Bonita até abrir a boca"
Carol Souza
Por Carol Souza

Durante esta segunda-feira (29), apenas um dia após ser coroada, Ricardo Bacelar, o atual presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), assinou uma representação e notícia-crime no Ministério Público Federal referente a um episódio de preconceito racial sofrido pela nova "Miss Brasil", a jovem de 20 anos, Melissa Gurgel.

A representação tem por objetivo responsabilizar internautas que foram autores de algumas mensagens de cunho racista nas redes sociais contra a Miss, eleita no último sábado (27), devido a sua origem cearense. "São colocados comentários preconceituosos e depreciativos ao povo cearense. Os comentários dizem que o sotaque cearense é sofrível, que o povo cearense é feio. É racismo em razão da localidade do Ceará, e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense nos orgulha e faz parte da nossa cultura e da nossa identidade", afirmou Bacelar.

Entre os comentários que surgiram na web estavam "Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível"e "Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem"a.

O presidente revelou que tem guardadas algumas imagens das mensagens preconceituosas contra Melissa e as apresentou ao Ministério Público Federal no Ceará. "Formalizamos a representação no MPF para apurar com rigor esse desrespeito ao povo cearense". Se condenados, os autores das mensagens em questão podem presos e ter uma pena de dois a cinco anos decretada.

Com informações do portal Correio do Estado.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: