Luto! Morre P.D. James, "Primeira Dama" dos romances policiais

Escritora morreu na última quinta-feira (27), aos 94 anos.

Luto! Morre P.D. James, "Primeira Dama" dos romances policiais
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A "Primeira Dama" dos romances policiais, Phyllis Dorothy James, faleceu na última quinta-feira (27), aos 94 anos. Phyllis era uma das principais escritoras britânicas de todos os tempos. Segundo a editora Faber and Faber confirmou ao jornal "The Guardian", a escritora morreu em sua casa em Oxford, Reino Unido, na manhã de quinta.

Nascida em 1920, Phyllis parou de estudar aos 16 quando se mudou com o pai para Inland Revenue. Aos 21, casou-se com Wernest White, com quem teve duas filhas durante a Segunda Guerra Mundial.

Seu marido, enviado à guerra, retornou para cassa com problemas psicológicos, o que levou James a trabalhar na administração de um hospital para poder sustentar a família. Nesta época, quando White estava hospitalizado e as crianças na escola, começou a escrever.

Em entrevista concedida a "Paris Review" em 1994, James revelou que se dedicava a romances policiais para praticar a escrita, antes de poder passar para "romances mais sérios", mas acabou pegando gosto pelo gênero.

"Gosto de uma ficção estruturada, com começo, meio e fim", disse na ocasião.

Ela foi reconhecida internacionalmente após seu oitavo livro, "Sangue Inocente", de 1980, que vendeu milhões de cópias no mundo.

Fonte: Folha de S. Paulo.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: