Falece P.D. James, a "Primeira Dama" dos romances policiais, aos 94 anos

Autora de "Sangue Inocente", de 1980, faleceu em sua casa em Oxford, no Reino Unido

Falece P.D. James, a "Primeira Dama" dos romances policiais, aos 94 anos
Carol Souza
Por Carol Souza

O mundo da literatura acaba de perder mais um grande nome. De acordo com informações do jornal britânico The Guardian faleceu na manhã desta última quinta-feira (27) em sua casa em Oxford, no Reino Unido, a autora P.D. James, conhecida como "Primeira Dama" dos romances policiais, aos 94 anos de idade.

Phyllis Dorothy James era uma das principais escritoras britânicas de todos os tempos. Nascida em 1920, Phyllis parou de estudar aos 16 anos, quando se mudou com o pai para Inland Revenue. Aos 21 casou-se com Wernest White, com quem teve duas filhas ainda durante a Segunda Guerra Mundial.

Seu marido, enviado à guerra, retornou para casa com problemas psicológicos, o que levou James a trabalhar na administração de um hospital para poder sustentar a família. Nesta época, quando White estava hospitalizado e as crianças na escola, Phyllis começou a escrever.

Em entrevista concedida a "Paris Review" em 1994, James revelou que se dedicava a romances policiais para praticar a escrita, antes de poder passar para "romances mais sérios", mas acabou pegando gosto pelo gênero. "Gosto de uma ficção estruturada, com começo, meio e fim", disse na ocasião.

A autora somente foi reconhecida internacionalmente após seu oitavo livro, o título "Sangue Inocente", lançado em 1980 e que vendeu milhões de cópias no mundo todo.

Fonte: Folha de S. Paulo.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: