Luto! "Primeira Dama" dos romances policiais, P.D. James, falece aos 94 anos

Escritora ficou conhecida em 1980, com o lançamento de "Sangue Inocente", que vendeu milhões de cópias no mundo todo

Luto! "Primeira Dama" dos romances policiais, P.D. James, falece aos 94 anos
Carol Souza
Por Carol Souza

Segundo informado pelo jornal britânico The Guardian, veio a óbito durante a manhã desta última quinta-feira (27) em sua casa em Oxford, no Reino Unido, a autora P.D. James, conhecida como "Primeira Dama" dos romances policiais, aos 94 anos de idade.

Phyllis Dorothy James era uma das principais escritoras britânicas de todos os tempos. Nascida em 1920, Phyllis parou de estudar aos 16 anos, quando se mudou com o pai para Inland Revenue. Aos 21 casou-se com Wernest White, com quem teve duas filhas ainda durante a Segunda Guerra Mundial.

Seu marido, enviado à guerra, retornou para casa com problemas psicológicos, o que levou James a trabalhar na administração de um hospital para poder sustentar a família. Nesta época, quando White estava hospitalizado e as crianças na escola, Phyllis começou a escrever.

Em entrevista concedida a "Paris Review" em 1994, James revelou que se dedicava a romances policiais para praticar a escrita, antes de poder passar para "romances mais sérios", mas acabou pegando gosto pelo gênero. "Gosto de uma ficção estruturada, com começo, meio e fim", disse na ocasião.

A autora somente foi reconhecida internacionalmente após seu oitavo livro, o título "Sangue Inocente", lançado em 1980 e que vendeu milhões de cópias no mundo todo.

Fonte: Folha de S. Paulo.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: