Falece Maria Della Costa, estrela do teatro brasileiro

Vítima de edema pulmonar agudo, atriz faleceu aos 89 anos, no Rio de Janeiro

Falece Maria Della Costa, estrela do teatro brasileiro
Carol Souza
Por Carol Souza

Faleceu na tarde do último sábado (24) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro a estrela do teatro brasileiro Maria Della Costa. Aos aos 89 anos, a atriz seguia internada havia alguns dias, e de acordo com informações divulgadas na noite de sábado no "Jornal Nacional, da Rede Globo, acabou sendo vítima de um edema pulmonar agudo.

Nascida em Flores, no interior do Rio Grande do Sul, Gentile Maria Marchioro Della Costa Poloni - ou simplesmente Maria Della Costa - iniciou a sua carreira artística no Rio, em 1944, aos 18 anos de idade, a convite da amiga Bibi Ferreira.

No teatro, interpretou grandes textos como "Anjo Negro", de Nelson Rodrigues, "Prostituta Respeitosa", de Sartre, "Ralé", de Gorki, entre outros. Em 1954, lançou a sua própria casa de espetáculos, o Teatro Maria Della Costa, localizado no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

Na TV, Della Costa participou de novelas como "Beto Rockfeller", da extinta TV Tupi (1968), e "Te Contei" e "Estúpido Cupido", na TV Globo, na década de 70. O seu último trabalho na televisão foi em "Brasileiras e Brasileiros", pelo SBT, em 1990.

A atriz era viúva do também ator Sandro Polloni e não tinha filhos.

Na Globo News, o jornalista Artur Xexéo lamentou a morte de Maria Della Costa. "Foi uma das pessoas mais importantes na modernização do teatro brasileiro, nos fins dos anos 40 e início dos anos 50. Perder os 'tiques' que tinha do teatro português. Se tornou mais brasileiro. Ela é daquelas atrizes, como Tônia Carrero, que teve muitas dificuldades de convencer a crítica porque era bonita demais. Ela era tão bonita como a Marilyn Monroe", comparou Xexéo.

O velório de Maria Della Costa será realizado neste domingo (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Fonte: UOL.

 

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: