Horário de Verão 2014/2015: Fique atento para reajustar o relógio

Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste deverão reajustar 1h no relógio

Horário de Verão 2014/2015: Fique atento para reajustar o relógio
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

O horário de verão está chegando ao fim. Para quem não está atendo, os relógios deverão ser reajustados novamente no dia 22 de fevereiro. Vale ressaltar que para quem mora nas regiões Norte e Nordeste, o horário permanece inalterado, enquanto os moradores de Sul, Sudeste e Centro-oeste deverão atrasar uma hora no relógio. 

Entenda um pouco mais sobre a história do Horário de Verão, no Brasil:

No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança e os períodos de duração.

Em 2008, o decreto 6.558 definiu as datas para a mudança de horário e fixou a duração da medida em quatro meses. Assim, ficou estabelecido que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. A única exceção ocorre quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.

A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.

Com informações do portal Horário de Brasília.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: