Lançamento do "Tidal", streaming de Jay Z, reúne grandes nomes da música nos EUA

Entre os convidados estavam Madonna, Beyoncé, Rihanna, Kanye West, Usher, Nicki Minaj, Jack White e Alicia Keys

Lançamento do "Tidal", streaming de Jay Z, reúne grandes nomes da música nos EUA
Carol Souza
Por Carol Souza

Jay-Z acaba de adquirir mais uma empresa. Por US$ 54 milhões o rapper se tornou recentemente o feliz proprietário da escandinava Aspiro, serviço de streaming, que sob o nome de "Tidal", deverá nas mãos de Jay, fazer frente à gigante Spotify. E nesta última segunda-feira (30) Jay tratou de iniciar a divulgação da nova empresa, reunindo a elite da música pop em um palco em Nova York para o lançamento oficial do "Tidal".

Estiveram juntos Alicia Keys, Win Butler e Régine Chassagne, do Arcade Fire, Beyoncé, Daft Punk, Jack White, que esteve no Brasil no último sábado (28) como headliner do "Lollapalooza Brasil 2015", Jason Aldean, J. Cole, Jay Z, Kanye West, Deadmau5, Madonna, Nicki Minaj, Rihanna e Usher.

Calvin Harris, destaque do segundo dia do "Lollapalooza Brasil 2015", neste domingo (29), marcou presença por vídeo, assim como Chris Martin, do Coldplay.

Única a discursar no evento, Alicia Keys declarou: "Esperamos que hoje seja o momento que vai mudar para sempre o curso da história da música. Nosso objetivo é simples: queremos criar um serviço e uma experiência melhores para fãs e artistas, esse é a nossa promessa para o mundo".

A cantora citou até mesmo o filósofo alemão ao dizer que "sem música a vida é um erro". No final, todos os músicos assinaram uma declaração, entretanto, não ficou claro sobre o que se trata o documento.

Assista abaixo ao vídeo da cerimônia:

A maioria dos convidados especiais saiu de fininho pelo lado direito do palco e apenas Jason Aldean e Alicia Keys ficaram para conversar com a plateia e distribuir autógrafos. Jay Z e Beyoncé também se misturaram ao público em seguida. Nessa segunda, 30, os artistas já haviam manifestado apoio mudando a foto do perfil das respectivas contas no Twitter para uma imagem azul ciano, cor da nova marca.

O "Tidal" se vende como "o primeiro streaming de música que combina a melhor qualidade de som, vídeos musicais de alta definição e curadoria editorial com expertise".

Com o streaming ultrapassando as vendas de CD e deixando para trás os downloads digitais, o produto comprado por um soma milionária por Jay Z entra em um mercado congestionado e que em breve ganhará a companhia de um serviço próprio da Apple, além do Beats Music.

O rapper aposta, como no projeto do aparelho Pono, de Neil Young, no gosto emergente do público por áudio de alta qualidade. O apoio de Madonna, Arcade Fire e companhia indica que ele também terá como vantagem conteúdo exclusivo de artistas de destaque. O álbum "1989", de Taylor Swift, já passou do Spotify para o "Tidal".

O novo produto terá duas opções de planos, o premium, por US$ 9,99 mensais (cerca de R$ 32), com música e vídeos, e o HiFI, por US$ 19,99 mensais, com o adicional da curadoria editorial e música de qualidade superior. Os interessados podem testar o Tidal por um mês de forma gratuita. A princípio, o serviço não está disponível no Brasil.

Fonte: Rolling Stone Brasil

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: