Os Dez Mandamentos: Elenco da novela comenta sobre peste das rãs

Petrônio Gontijo diz que foi engraçado o clima dos bastidores.

Os Dez Mandamentos: Elenco da novela comenta sobre peste das rãs
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A cena onde Moisés e Arão fazem milhares de rãs e sapos invadirem o Egito na novela Os Dez Mandamentos fez os telespectadores imaginarem como aquelas cenas, em partes, nojentas, foram gravadas. O ator Petrônio Gontijo, que dá vida a Arão, comentou o clima nos bastidores e revelou como a cena foi gravada.

Arão tem feito a sua parte para que as pragas aconteçam no Egito e, mais adiante, o povo hebreu caminhe rumo à libertação. Em entrevista ao R7, Petrônio Gontijo, que só recebe elogios pela atuação impecável no papel do irmão de Moisés, conta como a cena em que a água vira sangue foi gravada e revela curiosidades sobre os bastidores da praga das rãs.

O público assiste às cenas das pragas nas telas e não faz ideia do trabalho realizado por trás das câmeras. O resultado final não seria o mesmo sem o desempenho da equipe de efeitos especiais, responsável por inserir cada elemento que não existe no cenário. Petrônio conta como foi a gravação da primeira praga. "Arão não transforma a água em sangue, ele é usado por Deus para que aquilo aconteça. Nós gravamos a cena cerca de três vezes para capturar todos os detalhes. Filmamos de longe, de perto e apenas o lago, justamente para ter material nos diversos ângulos possíveis. Assim, a equipe de efeitos pôde trabalhar em cima destas imagens."

Arão não sofre os efeitos das pragas e aparece apenas no momento em que elas são criadas. Petrônio Gontijo não teve contato com animais de verdade, mas revela que se divertiu na gravação com rãs de borracha. "Foi muito engraçado ver o bicho desanimado e imaginar que ele tem vida. Não é normal dividir o set de gravação com sapos de mentira. Depois, eu assisti à cena da praga das rãs já com efeito e ficou incrível. O trabalho da equipe de 3D está espetacular."

O ator conta que não tem experiência com cenas em que há efeitos especiais e diz que a concentração é primordial neste tipo de gravação. "A concentração é mais importante do que a imaginação. Precisamos pensar que as coisas estão acontecendo ali, quando na verdade nada acontece. A atenção é redobrada, pois temos que estar cientes do que vamos fazer para não perder o foco".

Embora não tenha contracenado com animais inusitados durante as gravações, Petrônio Gontijo revela dois bichos que causariam certo nervoso. "Sou tranquilo, até porque vim do mato, do interior, e cresci no brejo. Meu problema não seria sapo, barata, mosca, nada disso. Não consigo imaginar uma aranha subindo pelo meu corpo ou um rato, acho que seria arrepiante. Ainda assim, faria o que fosse preciso".

O público ainda acompanhará muito sofrimento durante a caminhada de Arão, que não acreditava em Deus. Mesmo diante das dificuldades futuras, Petrônio acredita que o personagem não questionará novamente sua fé. "Qualquer pessoa está sujeita a crer e descer, a ter oscilações. Atualmente, Arão busca uma firmeza em sua fé e, um homem que está exercendo isso como ele, não volta atrás facilmente"

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: