Após 176 capítulos "Os Dez Mandamentos" exibe final incompleto

O telespectador terá de aguardar até março para ver a continuação da novela bíblica

Após 176 capítulos "Os Dez Mandamentos" exibe final incompleto
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Após nove meses de exibição na TV brasileira, “Os Dez Mandamentos” finalmente chegou ao seu último capítulo. O encerramento da trama foi exibido hoje, 23 de novembro, e foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. A novela não mostrou o momento em que Moisés (Guilherme Winter) entrega o decálogo ao seu povo, como era esperado, porém finalizou com um “continua” dando a certeza da produção de uma segunda temporada, como já havia sendo divulgado. A última cena do folhetim mostrou o profeta descendo do Monte Sinai carregando as duas tábuas contendo os dez mandamentos gravados por Deus. Ao chegar próximo do acampamento hebreu, o libertador tem uma amarga surpresa, ele vê seus “irmãos de fé” fazendo um ritual em torno de um bezerro feito com o ouro que receberam dos egípcios antes de partirem.

A decepção de Moisés é imediata, a heresia cometida por seu povo é desmedida. Furioso, o ele joga as tábuas no chão quebrando-as em vários pedaços. Com a mesma fúria ele derruba a imagem que estava sendo adorada pelos hebreus. Todos olham perplexos as ações de seu líder.

O momento é de extrema tensão. Indignado, o libertador pergunta ao povo do acampamento quem está com Deus, nesse momento aparece à palavra “continua...”. Quem já leu a Bíblia sabe muito bem o que acontece depois. Moisés retorna ao Monte Sinai e recebe um novo decálogo, mas o Senhor o pune, ele nunca chegará à terra prometida. Josué (Sidney Sampaio) será o responsável por liderar os hebreus a Canaã. Após tantos aperreios, tantas desventuras para conseguir libertar seu povo e leva-los a sua terra de direito, o libertador não terá a chance de se quer por os olhos no local.

O capítulo final de “Os Dez Mandamentos” foi bem longo e transcorreu sem muita ação (saudades das dez pragas e da abertura do mar vermelho). O público acompanhou muita conversa e cantos hebraicos. Em certo ponto, Deus falou com o povo hebreu e explicou sobre as regras que teriam de obedecer a partir de então, mas eles pedem a Moisés que conversasse em particular o Soberano, é aí que o libertador sobe ao Monte Sinai.

Foram 176 capítulos e um final incompleto. A decisão da produção de uma nova “temporada” de “Os Dez Mandamentos” já havia sido divulgada pela Record e disseminada pela internet. A segunda parte da novela bíblica mostrará o final da história e terá cerca de 60 capítulos novos. A exibição está prevista para março do ano que vem e irá preparar o telespectador para a nova novela “A Terra Prometida” que estreará na sequencia. Além dessa segunda parte, a novela também ganhará uma adaptação para o cinema.

Em relação à audiência dos momentos finais da trama de Moisés e cia, o resultado foi no mínimo curioso. Quem tem o hábito de acompanhar e analisar dados das audiências, mais especificamente das novelas, sabe que quando a trama se aproxima dos momentos derradeiros, o ibope vai parar nas alturas. Geralmente os melhores resultados são alcançados no decorrer dos últimos episódios, se colocássemos em um gráfico poderíamos dizer que a curva próxima ao fim seria crescente. Mas isso não ocorreu com “Os Dez Mandamentos”.

O folhetim bíblico apresentou uma curva decrescente no ibope, não significa o resultado tenha sido ruim, mas não foi a melhor marca registrada pela trama até então. O melhor índice de audiência registrado pela novela foi marcado com 10 capítulos antes do final, com a abertura do mar vermelho.

Segundo dados prévios do Ibope, o último capítulo registrou média de 22,5 pontos em São Paulo, deixando a emissora do bispo Edir Macedo na vice-liderança, atrás da Globo, com 23,8. Estes dados podem sofrer alteração na manhã de terça-feira, 24 de novembro, quando forem divulgados os dados consolidados. Cada ponto em São Paulo corresponde a 67 mil residências. No Rio, a novela empatou com a rival, ambas com 26 pontos. Em Belo Horizonte, emplacou na liderança, com 22 pontos, contra 19 da Globo.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: