Audiência da Record despenca após fim de Os Dez Mandamentos

A reprise de ‘Rei Davi’ não consegue manter os bons resultados da trama anterior

Audiência da Record despenca após fim de Os Dez Mandamentos
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Que ‘Os Dez Mandamentos’ foi um marco para a teledramaturgia da rede Record, isso todo mundo já sabe. A trama de Vivian de Oliveira se tornou um grande sucesso e levou a audiência da emissora às alturas, muitas vezes desbancando a rival, Globo. Mas agora que a novela chegou ao fim e somente com reprises de séries bíblicas para tapar o buraco, o ibope da Record começou a despencar abruptamente.

Com a chegada do término da história de Moisés, no dia 23 de novembro, a emissora do bispo Edir Macedo enfrentou um grande dilema: O que exibir no lugar do folhetim? Até então, ‘Escrava Mãe’ entraria na sequência da novela bíblica, mas com medo de perder o público religioso adquirido pela trama anterior, a alta cúpula da Record decidiu suspender a estreia da produção de época, optando por levar ao ar pela terceira vez duas séries também baseadas em passagens da Bíblia, ‘Rei Davi’ e ‘José’. O tiro saiu pela culatra!

‘Rei Davi’ começou a ser reprisado na segunda-feira (23), logo após o capítulo “final” de ‘Os Dez Mandamentos’, com uma média de 18 a 22 pontos no ibope, mas não conseguiu manter essa média no seu segundo e terceiro dia de exibição, caindo para 11 pontos e empatando com o SBT, que exibia a novela infantil ‘Cúmplices de Um Resgate’.

O resultado é no mínimo frustrante e preocupante. A Record arriscou e pode se dar mal caso não faça algo para reverter esse quadro, levando em consideração que em janeiro de 2016 a reprise de ‘José do Egito’ entrará no jogo para segurar as pontas até a estreia da segunda fase de ‘Os Dez’.

Será que o resultado seria diferente se a emissora paulista tivesse escalado ‘Escrava Mãe’? Talvez sim, já que a novela conta a história de amor dos pais da famosa ‘Escrava Isaura’, personagem do livro de Bernardo Guimarães que também já foi tema de uma bem sucedida produção. Mas como a palavra ‘talvez’ não traz segurança, a Record optou em testar novamente tramas já conhecidas pelo público.

Enquanto isso, a emissora segue com as gravações da segunda parte de ‘Os Dez Mandamentos’. A fornada de mais 60 capítulos terá a finalidade de contar o fim da saga de Moisés, mas só entrará na programação do canal em março do ano que vem. Isso é sem dúvidas algo muito aguardado pelos telespectadores que acompanharam a primeira parte da novela bíblica.

Após o término dessa segunda fase, entrará no ar ‘Terra Prometida’, um tipo de ‘Spin Off’ de ‘Os Dez’. A história contará sobre a chegada de Josué e do povo hebreu à terra prometida por Deus, após anos de peregrinação no deserto. Josué? Mas e Moisés? Morreu! O libertador não chega a pisar no local, como lhe havia predestinado Deus.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: