China pode estragar "recorde" de Star Wars; Entenda

China pode estragar "recorde" de Star Wars; Entenda
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

O único país onde “Star Wars: O Despertar da Força” não deverá bater recordes de bilheteira é no segundo maior mercado de cinema do mundo: a China. E, sem um bom desempenho lá, o filme da Walt Disney dificilmente irá conseguir ultrapassar “Avatar”. O novo filme da saga “Star Wars” estreia neste sábado na China e, se caso fosse exibido em todas as salas de cinema do país, poderia faturar 1,5 mil milhões de yuans (cerca de 230 milhões de dólares), de acordo com a companhia financeira Nomura Holdings citada pela agência Bloomberg.

O filme norte-americano “Velozes e Furiosos 7” é, no momento, o maior sucesso comercial da história do cinema na China, ao arrecadar mais de dois mil milhões de yuans (390 milhões de dólares). O recorde anterior de bilheteira na China foi estabelecido em 2014 por “Transformers 4”, com uma receita de 1.970 milhões de yuans (298,5 milhões de euros).
O “Star Wars”, uma das "marcas" mais valiosas de Hollywood, não é muito conhecida na China, o que representa um desafio de marketing para a Disney, que pagou quatro mil milhões de dólares ao criador George Lucas pela franquia e planeja fazer mais quatro filmes da saga até 2020.

Na China, as receitas de bilheteira aumentaram 48% no ano passado, o que coloca o país como o segundo maior mercado cinematográfico do mundo. Se o ritmo de crescimento continuar, é esperado que, em 2017, a China passe para o primeiro lugar, ultrapassando assim os Estados Unidos.

Mas, segundo os especialistas, “Star Wars:ODespertar da Força” não deverá conseguir atrair novos fãs na China devido principalmente ao “tom nostálgico” do filme e à reação verificada noutros pontos da Ásia, disse o analista Jonathan Papish, da BoxOffice.com à Bloomberg. De acordo com o especialista, a receita não deverá ir além dos 150 milhões ou 200 milhões de dólares na China. Em Hong Kong, na semana passada, “Star Wars: O Despertar da Força” perdeu o primeiro lugar do pódio para um filme em língua local, conta Jonathan Papish. A Coreia do Sul e o Vietname estavam também entre os poucos países onde o filme da Disney não atingiu o primeiro lugar.

Outro lado

“Star Wars: ODespertar da Força” bateu até agora mais de 40 recordes de bilheteira e poderá ultrapassar “Avatar” como o maior filme norte-americano, que conta com uma receita de bilheteira de quase três bilhões de dólares. Contudo, para que isso aconteça, o mercado chinês é fundamental, alertam os analistas. “Star Wars” estreou-se na maioria dos mercados em Dezembro e gerou mais de 1,54 milhões de dólares, de acordo com Box Office Mojo. ADisney espera conseguir uma receita de bilheteira global de 2,5 mil milhões de dólares e mais 5 mil milhões de dólares com a venda de produtos associados à série.

Matéria adaptada do site Sapo, de Portugal.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: