Tudo sobre as inscrições para o Fies 2016 e as novas regras (mudanças)

Tudo sobre as inscrições para o Fies 2016 e as novas regras (mudanças)
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Apostar liberar a segunda chamada do ProUni, o MEC dá inicio às 00h desta terça-feira (26) às inscrições para o Fies 2016. Os alunos interessados tem até a próxima sexta-feira, 29, para realizar sua inscrição. Caso haja imprevisto como os do ano passado, é provável que o prazo para realizar a inscrição no Fies seja adiado por alguns dias. Mas nada muito que se arraste por muitos dias como em 2015. As inscrições serão feitas novamente pelo endereço eletrônico.

O Fies oferece financiamento para cursos em instituições particulares de ensino superior a juros mais baixos do que os praticados no mercado. Para participar é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos na média nas provas do Enem (da edição de 2010 ou posterior) e não ter tirado zero na redação. O candidato precisa também apresentar renda familiar média de até 2,5 salários mínimos por pessoa.

O estudante só poderá se inscrever em uma única opção de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá alterar esta opção, bem como efetuar o seu cancelamento.

Neste processo seletivo, o Fies será constituído de uma chamada única e de uma lista de espera. Elas serão divulgadas no dia 1º de fevereiro de 2016.

Mudanças para a nova edição

A partir de agora, os candidatos serão classificados de acordo com a nota do Enem. Em caso de empate, será usado como critério, a maior nota da redação, seguidas pelas maiores notas nas prova de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Terão prioridade os estudantes que ainda não concluíram o ensino superior.

O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro.

Entenda todas as mudanças no Fies:

1 - TAXA DE JUROS

2016: 6,5% ao ano

Antes: Antes, até outubro de 2006, eram de 9%. Depois, até agosto de 2009, passou a ficar entre 3,5% e 6,5%. Desde março de 2010 os juros são de 3,4% ano ano.

2 - TETO DA RENDA FAMILIAR

2016: Limite é a renda per capita de 2,5 salários mínimos.

Antes: Renda familiar bruta de 20 salários mínimos.

3 - PRIORIDADES PARA CURSOS DE TRÊS ÁREAS

2016: As áreas de engenharias, formação de professores (licenciaturas, pedagogia ou normal superior) e saúde serão prioritárias.

Antes: Não havia definição de critério.

4 - CURSOS COM NOTAS ALTAS TERÃO PRIORIDADE

2016: Foco serão os cursos com notas 5 e 4 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Antes: MEC exigia avaliação positiva no Sinaes. No primeiro semestre, passou a adotar o critério e cursos com nota 4 ou 5 somaram 52% dos financiamentos.

5 - PRIORIDADE PARA TRÊS REGIÕES DO BRASIL

2016: Será priorizado o atendimento de alunos matriculados em cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (excluindo Distrito Federal).

Antes: Não havia recorte de prioridade para regiões ou estados. E 60% dos contratos eram com estudantes de estados do Sul, do Sudeste ou Distrito Federal.

6 - NOTAS MÍNIMAS NO ENEM

2016: Alunos precisam de 450 pontos na média do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e nota diferente de zero na redação.

Antes: A mudança passou a valer para contratos firmados neste ano. Antes, só era preciso ter prestado o exame.

7 - UNIVERSIDADES DARÃO DESCONTO EM MENSALIDADES

2016: Instituições participantes vão oferecer um desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies.

Antes: Estudante pagava a mensalidade mais barata cobrada na instituição pelo curso.

8 - PRAZO PARA PAGAMENTO

2016: Três vezes a duração do curso

Antes: Até 2010, era de duas vezes a duração.

9 - CRITÉRIOS DE DESEMPATE

2016: I - maior nota na redação; II - maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; III - maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; IV - maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e V - maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Antes: A mudança passou a valer para contratos firmados neste ano. Antes, só era preciso ter prestado o exame.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: