Silvio Santos é acusado de racismo mas grupo manifesta apoio

Grupo divulgou um comunicado para defender o dono do SBT

Silvio Santos é acusado de racismo mas grupo manifesta apoio
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

2016 foi marcado por um ano com grandes episódios envolvendo o SBT e claro, seu chefe e apresentador Silvio Santos. No último sábado o manda chuva se envolveu em mais uma polêmica e acabou sendo acusado de cometer racismo. O evento polêmico aconteceu durante uma entrevista com algumas dançarinas no Teleton 2016. Após uma série de críticas na web, o apresentador foi defendido pelo próprio grupo. A equipe negou que o apresentador tenha sido racista. Elas participaram da maratona beneficente ao lado da cantora Anitta. "Nós entendemos o comentário dele como se tivesse faltando ali outra negra, que tinha branca demais pra pouca negra. E que sim, somos todas lindas", afirmou o grupo por meio de comunicado publicado no Facebook nesta segunda.

No comunicado, elas classificam as declarações como “desnecessárias”, mas garantem que não interpretaram as mesmas como ofensivas: “Tudo bem que algumas coisas foram desnecessárias politicamente falando, mas não seria o Silvio Santos! Entendemos a preocupação de todos, a maioria das pessoas disseram que ficamos constrangidas, que fomos humilhadas. Para a gente ser chamada de "gorda" não é ofensa. Esse é um adjetivo nosso. Somos morenas, ruivas, loiras, negras e gordas. Nós estamos bem! Muito bem por sinal! Estamos curtindo cada momento, aproveitando coisa que essa semana nos proporcionou”.

Anitta com as dançarinas no palco

As moças celebraram ainda a oportunidade de mostrar o trabalho mais uma vez em rede nacional - elas também estiveram ao lado da cantora no “Criança Esperança”. “Levar nossa imagem em mais uma grande rede nacional, e dizer que nós podemos sim, nós somos lindas, gostosas, e podemos ir além. Podemos ir pro programa do Silvio Santos, podemos dançar com a Anitta, podemos ir pro ‘Criança Esperança’, podemos vestir um maiô em rede nacional. Nós podemos tudo! Inclusive ouvir as brincadeiras do Silvio Santos e não nos sentir ofendidas”.

Leixa o texto na íntegra:

Gostaríamos de agradecer todos os comentários carinhosos que estamos recebendo, tem sido tudo maravilhoso. E agora vamos contar um pouco como tudo aconteceu. Fomos convidadas a participar de um quadro no programa do Silvio Santos e pensamos se aceitavamos ou não (justamente porque não queremos qualquer mídia, escolhemos os melhores, pensando na nossa imagem além de dançarinas, mas de modelos que somos e profissionais) O cara é um mito, melhor e maior apresentador da televisão brasileira. Fomos! Mesmo sabendo do estilo Silvio Santos de apresentar um programa (o cara tira onda com a filha dele.. por que não tiraria com a gente?).

Seguindo, fomos pra São Paulo, cinco meninas das 10 do grupo inicial, gravamos o programa do Silvio Santos que vai ao ar dia 18 de dezembro. Pois bem, ele nos adorou, brincou, elogiou e na gravação do programa nos convidou pro Teleton 2016 ao vivo. Ficamos em hotel quatro estrelas, tínhamos motoristas maravilhosos à nossa disposição, alimentação, fora a produtora que colocaram a nossa disposição e cuidou da gente como filhas (maravilhosa), o atendimento foi vip mesmo e ainda estamos em êxtase de tanta felicidade. Vamos ao que interessa, estão publicando, questionando e polemizando que o Silvio Santos foi racista e gordofóbico. Primeiramente, que quem o conhece e assiste os programas dele sabe o quanto ele admira negras.

Ele começou falando que se tivesse que escolher a mais bonita entre a gente não conseguiria porque somos todas lindas! A Dai, nossa negra, estava ao lado dele nessa hora e ele comentou "você é muito bonita. A única negra entre tantas brancas e é muito bonita mesmo." A Dai ficou super feliz pelo elogio, e cá pra nós, ela é linda mesmo! E sim, era a única negra do grupo, entre quatro meninas de pele clara. Nós entendemos o comentário dele como se tivesse faltando ali outra negra, que tinha branca demais pra pouca negra. E que sim, somos todas lindas. Outro ponto foi o fato dele brincar com nosso peso e perguntar quanto a gente pesava. Gente, sejamos francos, essa é a curiosidade de todas as pessoas, todo mundo quer saber quanto a pessoa pesa.

O Silvio é super espontâneo, é tanto que o programa dele praticamente não tem roteiro, ele faz o programa. Se ele realmente fosse preconceituoso não teria cedido 48 horas da emissora dele para arrecadar fundos a uma instituição de pessoas com deficiência, e não teria nem nos convidado pro programa e nem pro Teleton. Tudo bem que algumas coisas foram desnecessárias politicamente falando, mas não seria o Silvio Santos! Entendemos a preocupação de todos, a maioria das pessoas disseram que ficamos constrangidas, que fomos humilhadas. Para a gente ser chamada de "gorda" não é ofensa.

Esse é um adjetivo nosso. Somos morenas, ruivas, loiras, negras e gordas. Nós estamos bem! Muito bem por sinal! Estamos curtindo cada momento, aproveitando coisa que essa semana nos proporcionou. Levar nossa imagem em mais uma grande rede nacional, e dizer que nós podemos sim, nós somos lindas, gostosas, e podemos ir além. Podemos ir pro programa do Silvio Santos, podemos dançar com a Anitta, podemos ir pro Criança Esperança, podemos vestir um maiô em rede nacional. Nós podemos tudo! Inclusive ouvir as brincadeiras do Silvio Santos e não nos sentir ofendidas.

Obrigada a todas as pessoas que se manifestaram, estamos honradas de ter vivido isso, levantado essa bandeira no SBT e ter conhecido o Silvio Santos. Entendemos alguns comentários pois também abominamos todo e qualquer preconceito, seja ele pela cor, peso ou sexualidade. Por isso escrevemos essa nota para que mais pessoas tentem entender o que vivemos esses dias. #teleton2016 #silviosantos

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: