Acidente Chapecoense: Clubes de futebol anunciam doações e outros auxílios ao clube

Publicada na página do Corinthians, a nota garante empréstimo gratuito de atletas e algumas solicitações formais à CBF

Acidente Chapecoense: Clubes de futebol anunciam doações e outros auxílios ao clube
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Diversas mensagens de solidariedade continuam sendo publicadas nos mais diversos perfis da Chapecoense nas Redes Sociais, além, é claro, dos contatos diretos com os familiares e amigos das vítimas. Mas uma nota oficial, divulgada por clubes brasileiros que decidiram se unir em favor da recuperação do clube, já está se tornando um dos pontos altos de notícias tão tristes. Obviamente, os próprios dirigentes que optaram por oferecer ajuda ao time de Chapecó, cidade de Santa Catarina, têm plena noção de que isso não será, nem de longe, o suficiente para reerguer as estruturas da Chapecoense tão rapidamente, mas também sabem que esse é o mínimo que se pode fazer em uma situação tão trágica, capaz de deixar não só o Brasil, mas o mundo inteiro de luto.

No comunicado, os clubes anunciam que chegaram a um conjunto de medidas solidárias para se aliarem à Chape após o acidente aéreo que acabou culminando na morte de 75 pessoas em uma tripulação de 81. Entre os seis sobreviventes, dois estão em estado grave, de acordo com notícia divulgada pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. Palmeiras, Corinthians, Santos, Portuguesa, Coritiba, São Paulo, Cruzeiro e diversos outros times brasileiros foram os responsáveis pela criação da medida que promete ajudar, e muito, um ressurgimento menos complicado da Chapecoense nas competições nacionais.

Entre as medidas, encontra-se uma que solicita à Confederação Brasileira de Futebol uma espécie de proteção ao clube, impedindo que este seja rebaixado no Campeonato Brasileiro por três temporadas. Isto é, segundo a solicitação, o time de Santa Catarina não poderá cair para uma divisão inferior nos próximos três anos, caso esteja na zona de rebaixamento. A grosso modo, se a Chape estiver em 16º lugar na tabela, o 15º é quem seria rebaixado para a segunda divisão da competição.

Além disso, os clubes também garantem empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017, sem especificar se criarão uma lista específica de jogadores que serão disponibilizados, ou se a Chape terá autonomia para escolhe-los, de acordo com os contratos que garantem empréstimos, obviamente. "Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje", anuncia a nota oficial já no final do texto, logo após as duas medidas descritas anteriormente nesta matéria.

A equipe Diário 24 Horas está de luto pela tragédia e espera que os familiares das vítimas possam se recuperar o mais depressa possível, além do clube Chapecoense, que também passa por um momento extremamente delicado. Nossos mais profundos sentimentos.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: