A Terra Prometida Resumo: Miriam Freeland fala sobre a emoção de viver Raabe, "Gosto de personagens dramáticos"

Atriz também fala sobre outras curiosidades dos bastidores de A Terra Prometida

A Terra Prometida Resumo: Miriam Freeland fala sobre a emoção de viver Raabe, "Gosto de personagens dramáticos"
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Os telespectadores de A Terra Prometida vivem emoções fortes a cada cena em que Raabe estrelava. A personagem superou muitos desafios durante sua vida como prostituta em Jericó que persistiram também após se transformar em uma mulher de fé entre os hebreus.

A personagem sentiu na pele como era viver como prostituta, se viu alvo de preconceito por parte de alguns hebreus liderados por Josué (Sidney Sampaio) e se desesperou ao notar que seu filho havia sido sequestrado, entre outros momentos fortes. Todas as situações de Raabe são vistas como uma oportunidade única na carreira por Miriam, que explica como lidava com tantas emoções ao longo das gravações.

A personagem superou vários desafios (Foto: Reprodução)
A personagem superou vários desafios (Foto: Reprodução)

— Gosto de personagens dramáticos. Como atriz, tenho um histórico que passa por aí, então, não me assusta ter cenas mais emotivas. É óbvio que tem dias que você está mais inspirada e que você está menos. É um exercício de renovação da emoção para que você consiga fazer da melhor maneira possível porque a cena não espera você estar mais ou menos emocionada. Também é um exercício de atriz você está sempre pronta para aquilo que o personagem te pede.

A atriz conta que precisou acompanhar com fôlego a agilidade dos acontecimentos da heroína Raabe.

— É um grande exercício, a televisão proporciona essa velocidade. Você treina para ser ágil emocionalmente para dar o resultado de uma maneira muito rápida. Não me assustava, mas era uma atenção que eu tinha que ter, exercício que fazia cena a cena.

Apesar de tanta tensão quando as câmeras estão apontadas para ela, a atriz conseguia se desligar de tudo isso ao deixar o estúdio.

— Quanto a levar para casa, me sentia mais cansada, às vezes, por conta do dia de gravação, se foi mais pesado, se teve cenas um pouco mais densas. Mas eu me desfaço disso rapidamente, não tenho nenhum problema com isso.

Personagem inspirador

Ao receber o convite da Record TV, Miriam logo soube que seu trabalho era dar corpo a um papel de grande importância.

Raabe teve um parto difícil na novela bíblica (Foto: Reprodução)
Raabe teve um parto difícil na novela bíblica (Foto: Reprodução)

— Fui a primeira pessoa que eles escalaram e sabia que ela seria uma personagem de bastante força dentro da novela, apesar de não estar ali no núcleo de Josué. Fico muito feliz e honrada por ter sido convidada para fazer a Raabe, até por essa exigência que ela me traria. Foi uma experiência muito positiva para mim.

Após tanto esforço, os elogios se tornaram inevitáveis e vieram de todos os lados.

— Eu me joguei de cabeça e queria fazer um trabalho sério, contundente, porque a personagem era muito rica já por si só. Queria corresponder a esse tamanho dela e tive uma reposta do público e da crítica muito positiva. Isso só me fez mais feliz e é a minha certeza de que foi uma boa escolha fazer esse trabalho.

Parcerias em cena

Na novela bíblica, Raabe se envolveu com Tibar (Leonardo Franco), em Jericó, e, depois, se via entregue ao amor que nasceu por Salmon (Rafael Sardão). Para tudo ocorrer bem, Miriam ressalta que contou com a parceria dois colegas de elenco.

— Sardão e eu nos demos muito bem, assim como aconteceu com Leonardo Franco, na primeira fase da novela. Eu me sinto uma boa colega no sentido de que procuro o olho do outro, a troca do outro. Isso me alimenta como atriz. Para mim, é fundamental você ter um bom relacionamento com o colega que está em cena. Isso é um combustível muito potente para o resultado. Procuro a generosidade do outro e ser generosa também nas gravações.

Ao lado dos pais, Raabe precisou enfrentar o preconceito de alguns hebreus, como Mara (Cristiana Oliveira) (Foto: Reprodução)
Ao lado dos pais, Raabe precisou enfrentar o preconceito de alguns hebreus, como Mara (Cristiana Oliveira) (Foto: Reprodução)

Esses ingredientes foram fundamentais para os três atores brilharem na novela bíblica.

— Acho que essa troca que faz com que as cenas tenham tanto impacto com o público. Me dei bem com Leonardo e com o Rafael. Somos colegas, nem somos tão amigos e tão próximos fora de cena. Mas acho que a gente funcionou muito nesse trabalho e foi muito legal, muito prazeroso, muito bacana estar com os dois em cena.

Raabe também sentiu de perto o carinho de seus pais, Milah (Elisângela) e Orias (Walter Breda). Nos bastidores, a atriz aproveitou a oportunidade de aprender mais com os experientes colegas de cena.

— São pessoas que admiro, que tem uma história muito importante na televisão e no teatro. Eles sempre tinham a minha escuta, a minha atenção para o que eles estavam propondo. Também eram muito receptivas as minhas propostas em cena. Foi muito bacana.

Cenas tensas

Na primeira fase de A Terra Prometida, Raabe convivia com o amor possessivo de Tibar. Os encontros eram marcados por cenas íntimas e principalmente por momentos em que a personagem era desrespeitada e até agredida. Apesar da tensão, a atriz se diverte ao relembrar os bastidores.

A  personagem chegou a ser presa em Jericó(Foto: Reprodução)
A personagem chegou a ser presa em Jericó(Foto: Reprodução)

— Era muito violenta a relação do Tibar com a Raabe e muitas vezes ele me machucava de verdade [risos]. Eu brincava que ia dar denúncia para a Lei Maria da Penha porque muitas vezes, no calor da cena, o Leo vinha com mais força. Ele é enorme e sou pequena. Por conta disso, brincava: "Tenho medo de você. Cuidado comigo” [risos]. Com outros atores também acontecia, como os figurantes que, às vezes, eram guardas e tinham que pegar. Eu falava: "Pode pegar no braço". E acabava saindo toda roxa.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: