Oi? Google Glass já pode ser controlado pela mente humana

Oi? Google Glass já pode ser controlado pela mente humana
PorCarol Souza14/07/2014 03h00

Nesta última semana uma empresa londrina, a This Place, revolucionou o mercado ao desenvolver um aplicativo que é capaz de "hackear" o famoso Google Glass, tornando-o controlável pela mente humana! Sim, isso mesmo, o Google Glass já pode ser controlado pela mente de seu usuário.

Segundo informações, o aplicativo batizado de MindRDR, aliado ao headset Neurosky da EEG, analisa as ondas cerebrais e as transmite para os óculos. Desta forma, o dispositivo se torna capaz de decifrar ondas cerebrais de seu usuário, quando o mesmo está concentrado, e o transmite ao aparelho através de conexão via Bluetooth.

A pergunta que surge é: "Como isto funciona?". Nós explicamos. Enquanto o usuário se concentra para realizar a ação, como tirar uma foto, uma linha branca aparece na tela, como se fosse um indicativo de espera. Quando esta linha subir e chegar ao topo, a foto é tirada usando a câmera embutida no Google Glass.

Se o desejo do usuário for divulgá-la em alguma rede social previamente programada, o processo se repetirá. Vale ressaltar que hoje, o Google Glass é controlado por comando de voz ou toques na lateral do headset.

"Atualmente usuários precisam tocar na parte lateral dos óculos ou usar o comando de voz, impedindo assim que pessoas que possuem algum impedimento em alguma dessas situações, possam usar o dispositivo do Google", disse Dusan Hamlin, executivo-chefe da This Place, ressaltando que a ideia do controle mental é retirar o verdadeiro potencial do Google Glass. Chloe Kirton, diretora de criação da empresa, concorda: "As possibilidades do Google Glass são enormes".

Da mesma forma pensa o fundador da Special Effect, uma entidade de caridade que adapta controladores de games para pessoas com dificuldades motoras. Segundo disse ele em entrevista à BBC, ele está muito animado com as possibilidades que o "hackeamento" do Glass criou.

"Os novos aparelhos EEG significarão muito para aquelas pessoas que atualmente não possuem nenhum tipo de controle motor, que apenas conseguem controlar o movimento com os olhos; esse é o auge, o ponto ainda não explorado", declarou.

Gostei
Haha
Triste
Detestei
Amei
Aff
Gostei
Comentar

+Google Glass

Sobre o autorCarol Souza
Amante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol

+Tecnologia