Há 5 anos, Beyoncé lançava álbum que mudou o cenário musical no mundo

Há 5 anos, Beyoncé lançava álbum que mudou o cenário musical no mundo
Cyrce Tadaiesky
Por Cyrce Tadaiesky

Em dezembro de 2013, a cantora Beyoncé parou o mundo da música ao anunciar o lançamento do seu quinto e inédito disco, o autointitulado "Beyoncé". Revolucionária, a cantora trouxe um álbum com 14 faixas e participações especiais com Jay-Z, Frank Ocean e Drake. Além da faixa ‘Blue’ que trazia a voz de sua filha ‘Blue Ivy‘ que na época tinha um ano de idade.

O disco apresentou músicas fortes e empoderadas como ‘Flawless’ que trouxe um trecho do discurso da escritora norueguesa Chimamanda Ngozi Adichie, um discurso feminista que diz “Ensinamos as meninas a se encolherem para se tornarem ainda mais pequenas. Dizemos para meninas 'você pode ter ambição mas não muita, você deve ansiar para ser bem sucedida mas não muito bem sucedida, caso contrário, você vai ameaçar o homem'. Porque eu sou do sexo feminino esperam que eu almeje o casamento, esperam que eu faça as escolhas da minha vida sempre tendo em mente que o casamento é o mais importante. O casamento pode ser uma fonte de alegria, amor e apoio mútuo mas por que ensinamos as meninas a ansiar ao casamento e não ensinamos a mesma coisa para os meninos? Criamos as meninas para serem concorrentes não para empregos ou para conquistas, que eu acho que podem ser uma coisa boa mas, para a atenção dos homens. ensinamos  as meninas que não podem ser seres sexuais da mesma forma que os meninos são. Feminista - a pessoa que acredita na vida social, igualdade política e econômica entre os sexos”.

Capa do disco "Beyoncé":

Beyoncé inovou, lançou um álbum sem divulgação e os resultados foram altissimos,  vendeu cerca de 80 mil cópias em apenas 3 horas de lançamento, entrou para o livro dos recordes por se tornar o album que vendeu mais cópias em menos tempo no Itunes. Conquistou três Grammys, além de uma homenagem ao VMA 2014 (Video Music Awards) onde foi performado todas as músicas do album.

Em 2014,  a cantora lançou a versão ‘Platinum’ do album com participações especiais de Nicki Minaj em ‘Flawless’, Kanye West em ‘Drunk in Love’ e Pharrell Williams em ‘Blow'.

Relembre a versão especial de Flawless com Beyoncé e Nicki:

Sobre o autor

Cyrce Tadaiesky
Cyrce TadaieskyPsicóloga por formação e atualmente me dedico a escrever sobre entretenimento. Gosto de uma boa leitura e sou amante da música pop. Caso queira trocar uma ideia, meu Instagram é: @cyrcetns.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: