O curta-metragem “Pátio”, do diretor brasileiro Aly Muritiba, foi selecionado para ser exibido na Semana da Crítica, mostra paralela ao Festival de cinema de Cannes. Ele será a única produção brasileira participando no prestigiado evento este ano. A novidade foi divulgada nesta segunda-feira (22).
Esta seleção é restrita aos diretores com apenas um ou dois filmes no currículo. No caso de Aly Muritiba, seu curta-metragem anterior, “A Fábrica”, tinha sido pré-selecionado para o Oscar de melhor curta-metragem, e “Pátio” venceu o prêmio de melhor curta-metragem documentário brasileiro no festival “É Tudo Verdade” deste ano.
Toda a ação no curta se passa no pátio de uma prisão, filmado do exterior. O cineasta condensa diversas imagens com os detentos interagindo neste espaço, praticando esportes e conversando, entre outros, sobre a liberdade. O filme é a segunda parte de uma trilogia sobre o cárcere, que terminará com o curta-metragem “A Gente”.
Para a mostra principal de Cannes, apenas um filme da América latina foi escolhido, trata-se de “Los Duenos”, um longa-metragem argentino de Agustín Toscano e Ezquiel Radusky. O Festival de Cannes acontecerá entre os dias 15 e 26 de maio.

