Harold Ramis, de "Os Caça-Fantasmas", morre aos 69 anos


O ator, roteirista e diretor de cinema Harold Ramis morreu nesta segunda-feira (24) em Chicago, aos 69 anos, devido a uma vasculite inflamatória autoimune. Ele lutava contra a doença há quatro anos.Ramis era um símbolo das comédias americanas da década de 1980 e 1990, ele atuou em “Os Caça-Fantasmas” e “Os caça-Fantasmas 2”, filmes que também ajudou a escrever, e dirigiu o colega Bill Murray em “Feitiço do Tempo”.
Nascido em Chicago em 1944, Ramis trabalhou como professor e como jornalista antes de se juntar a Murray e a outros célebres comediantes como John Belushi para fazer o “National Lampoon Radio Hour”, famoso programa cômico de rádio que foi ao ar nos Estados Unidos entre 1973 e 1974.A atração deu origem ao filme “O Clube dos Cafajestes”, em 1978, cujo o roteiro foi assinado por Ramis em parceria com Douglas kenney e Chris Miller.
Sua estreia como diretor se deu em “Clube dos Pilantras”, de 1980, com Chevy Chase e Rodney Dangerfield. Seu filme mais famoso, porém, segue sendo “O Feitiço do Tempo”, no qual Bill Murray interpreta um meteorologista televisivo que é designado para cobrir o “dia da marmota”, data em que o animal “prevê” quantas semanas de inverno ainda há pela frente.
No entanto, o personagem de Murray acaba ficando preso no tempo, revivendo o mesmo “dia da marmota” por diversas vezes.Em 2006, o filme foi reconhecido pelo Registro Cinematográfico Nacional dos EUA como “culturalmente, historicamente ou esteticamente relevante”.
Na década de 1990, Ramis ainda gozou de sucesso na telona com a comédia “Máfia no Divã”, com Billy Crystal e Robert De Niro, que ele dirigiu e ajudou a escrever, a boa bilheteria rendeu uma continuação em 2002.Seu ultimo trabalho como diretor de cinema foi “Ano Um”, comédia com Jack Black e Michael Cera, de 2009. Entre 2006 e 2010, ele também dirigiu alguns episódios da série de TV “the Office”.Ramis deixa a mulher, Erica, além de três filhos e dois netos.