Encontrado material inédito do poeta chileno Pablo Neruda

Encontrado material inédito do poeta chileno Pablo Neruda
PorDiário 24 Horas17/06/2014 21h00

O mundo da literatura foi agraciado com um grande achado. Segundo anunciou a editora Seix Barral, nesta quarta-feira (18), cerca de 20 poemas nunca publicados do famoso poeta e ganhador do Nobel de Literatura Pablo Neruda foram encontrados no Chile.

Os poemas somam um total de mil versos e foram descobertos em caixas com manuscritos do poeta durante uma revisão dos arquivos feita pela Fundação Pablo Neruda. A Seix Barral afirma que publicará as poesias até o fim do ano na América Latina e no começo de 2015 na Espanha. A descoberta é tratada como a mais importante nos arquivos do escritor.

A maioria dos poemas falam de amor e já mostram um Neruda na maturidade, uma vez que foram escritos nos anos 1950 e 1960. Seu tamanho é semelhante às poesias de "Vinte poemas de amor e uma canção desesperada" e "Canto geral", dois dos principais livros do autor. O poeta e editor da Seix Barral Pere Gimferrer se disse surpreso com os novos poemas. “(Os poemas têm) o poder imaginativo, a transbordante plenitude expressiva e o mesmo dom, a paixão erótica ou amorosa. É o mesmo Neruda de ‘Odes elementares’, ‘A barcarola’ e ‘Memorial da ilha negra’”, disse ao El País.

A publicação do material inédito de Neruda vai coincidir com o 110.º aniversário do seu nascimento e o 90.º aniversário da publicação de “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada”.

Gostei
Haha
Triste
Detestei
Amei
Aff
Gostei
Comentar

+Pablo Neruda

Sobre o autorDiário 24 Horas
Equipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h