Brasileiros atacam o Facebook como forma de protesto

Confusão aconteceu como represália dos leitores da Desciclopédia ao Facebook.

Brasileiros atacam o Facebook como forma de protesto
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Na última quinta-feira, 25 de junho, os brasileiros encontraram mensagens bizarras no link que limpa todas as notificações recebidas. Em lugar de "Marcar todas como lidas", apareciam coisas como "Na União Soviética, a Desciclopédia derruba o Facebook".

A confusão aconteceu como represália dos leitores da Desciclopédia ao Facebook porque a página do site que satiriza a Wikipédia foi tirada do ar. Como noticia o Manual do Usuário, os leitores se organizaram em um grupo da Desciclopédia para "trollar" o sistema de idiomas da rede social.

O Facebook incentiva seus usuários a melhorar a tradução do site, assim como fazem o Twitter e outros serviços da web. Basta acessar o aplicativo de tradução do site e, em poucos passos, qualquer um se torna colaborador.

O que aconteceu neste caso é que os internautas agiram focados em um único pedaço de texto, votando em massa nas mensagens apontadas por eles até que elas substituíssem a que traduz corretamente o "Marcar todas como lidas".

Na comunidade de tradutores brasileiros o pessoal que realmente ajuda a colocar o Facebook em português daqui se mobilizou para fazer tudo voltar ao normal, mas um deles levantou uma questão que merece atenção: e se fosse um código malicioso? Se um simples conjunto de caracteres é capaz de forçar iPhones a reiniciar, dá para imaginar que um sistema frágil como esse de traduções pode despertar o interesse de gente mal-intencionada.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: