Ramsés (Sérgio Marone) não dá uma dentro em “Os Dez Mandamentos”. A teimosia do Hórus Vivo tem afastado todos os seus aliados. Servos, soldados, sacerdote e até mesmo a esposa Nefertari (Camila Rodrigues) perderam a confiança no soberano. O motivo? A aproximação da décima e última praga, a morte dos primogênitos, e a relutância em libertar o povo hebreu para evita-la está mexendo com a lealdade dos que cercam o rei.
A debandada começará no capítulo dessa sexta-feira, 30 de outubro, por Ikeni (Victor Pecoraro). A notícia de que um grupo de hebreus foi visto conduzindo um rebanho de cordeiros para a vila chega aos ouvidos do Faraó. Intrigado o soberano mandará chamar o guarda para confirmar a informação, mas o mesmo opta por esconder a verdade de Ramsés. O medo de perder o primogênito na última praga que cairá sobre o Egito faz com que Ikeni mantenha o segredo em relação ao sacrifício dos animais. Assim ele espera a salvar o filho, mas irá preso a mando de Ramsés.
Gahiji (Fernando Sampaio) é outro que pedirá abrigo ao povo de Moisés (Guilherme Winter). Ao saber por Uri (Rafael Sardão) da chegada da praga o cozinheiro se desespera e se prepara para deixar o palácio junto com o filho. Uri diz que não deixará o palácio e Gahiji se emociona ao se despedir do amigo.
Após ver o marido sendo preso, Karoma (Roberta Santiago) se desespera e Simut (Renato Livera) a consolará. Juntos partirão com Pepy para Vila dos hebreus e serão recebidos por Moisés que lamentará a prisão de Ikeni.
Até mesmo Paser (Giuseppe Oristânio) chega a pedir a Ramsés para autorizar a ida de Amenhotep (José Victor Pires) à vila para se proteger da última praga, indignado o soberano rejeita a ideia e não cede nem quando Nefertari roga pela mesma coisa.
Provavelmente o único que permanecerá no palácio junto com o Faraó será Uri, que desistirá de se juntar a família e será atingido pela praga. Por ser filho único, o pai de Bezalel (Igor Cosso) morrerá por insistir em permanecer entre os egípcios. Durante o dia decisivo, ele verá o vulto da morte chegar ao seu quarto.
Ramsés pagará caro por não ter libertado os hebreus. Com a chegada da décima praga, Amenhotep morrerá e desolado o Rei finalmente expulsará o povo de Moisés de suas terras. A novela bíblica da Record terá seu desfecho no dia 20 de novembro, mas antes do seu fim ainda acompanharemos grandes momentos e fortes emoções.











