“Os Dez Mandamentos”: Ramsés finalmente liberta os hebreus
O povo de Moisés começa os preparativos para a partida


O clima é de dor e sofrimento para egípcios na novela Os Dez Mandamentos. Durante a madrugada, seus primogênitos foram ceifados por um anjo destruidor enviado pelo Deus dos hebreus. O silêncio é rompido por gritos de mães desesperadas, inconformadas com suas perdas. No palácio, Rei e Rainha planteiam o filho morto. Desnorteado com a morte de seu herdeiro, Ramsés (Sérgio Marone) manda chamar Moisés (Guilherme Winter) e finalmente consente a partida do povo hebreu.
Tudo poderia ter sido diferente se o Hórus Vivo tivesse dado ouvidos ao libertador, agora só lhe resta lamentar... Lamentar a morte do amado filho, amargar a derrota esmagadora diante de um Deus soberano e engolir o orgulho ferido. Após muito relutar em libertar os escravos e fazer de tudo para dificultar a vida do escolhido divino, o Faraó finalmente colhe o que plantou.
O assassinato de Amenhotep (José Victor Pires) foi um grande baque para o teimoso Rei. Ainda em choque, o soberano receberá Moisés, eles irão se encaram em silêncio, mas Ramsés tomará a palavra e dirá que o povo hebreu está livre para partir. Ele também pedirá a benção do libertador, que o atenderá de bom grado.
Pobre Nefertari (Camila Rodrigues), a rainha não acha consolo em nada. O que passa na cabeça da soberana egípcia? Ela, que de todas as formas tentou convencer o marido a libertar os escravos para evitar a anunciada tragédia, agora é consumida pelo luto enquanto vela o corpo do filho.
Após recebem a feliz notícia de liberdade, os hebreus dão início aos preparativos da tão sonhada partida. Arão (Petrônio Gontijo) pede ajuda a Oseias (Sidney Sampaio) para reunirem os pertences do povo, principalmente joias, ouro e prata dos egípcios. O povo do Egito, abatido com o último castigo sofrido dá aos hebreus as preciosidades a fim de se livrarem o quanto antes de sua presença.
Enquanto isso, no palácio, o general Bakenmut (Kiko Pissolat) contará ao Faraó que muitos servos reais estavam abrigados na vila e pergunta qual ação deve tomar em relação aos traidores e hebreus. Ainda desolado com a recente perda, Ramsés responde que tudo terminou e para permitir a saída do povo de Moisés das terras egípcias.
Será que o Horús Vivo manterá sua palavra? Ele realmente permitirá a saída do povo que lhe causou tanta dor? Essas e outras perguntas serão respondidas nos próximos capítulos de "Os Dez Mandamentos". Acompanhe a novela bíblica que arrebatou o público brasileiro na Record, de segunda a sexta.
