Novela "Os Dez Mandamentos" - resumo - Exército egípcio morre na travessia do mar vermelho
Ramsés sobrevive e chora sua humilhante derrota


Resumo da novela Os Dez Mandamentos - próxima semana
Novamente haverá luto sobre o Egito, mas dessa vez não é nenhuma praga aterrorizante. As próximas baixas ocorrerão durante a perseguição aos hebreus, para ser mais exato, durante a travessia do mar vermelho. O exército de Ramsés (Sérgio Marone) será massacrado de uma vez só ao ser engolido pelas águas, outrora divididas, do mar. Somente o soberano escapará com vida.
As cenas estão previstas para ir ao ar entre terça (10) e quarta (11), mas podem sofrer alterações devido às muitas edições e acréscimos de cenas feitas nos capítulos, pela emissora. Os soldados egípcios seguem em uma frenética perseguição ao povo hebreu que se desespera com a aproximação de seus algozes. Ramsés (Sérgio Marone) não descansará até conseguir alcançar os escravos e destruir com Moisés (Guilherme Winter).
Deus envia um ser celestial para ganhar tempo e garantir a fuga de seu povo. O anjo se funde a uma coluna de nuvem, chamas surgem e ao mesmo tempo o céu escurece. Implacável, o rei avança com seu exército quando a coluna de nuvem e fogo surge como um ciclone e avança em direção aos egípcios. Uma grande bola feita de chamas cai sobre o carro do Hórus Vivo e deixa os soldados apavorados. Ramsés não se intimida, ao contrário, fica furioso. A coluna de fogo lhe barra o caminho e ele se vê obrigado a esperar. Enquanto isso, Deus novamente fala com Moisés e lhe dá instruções de como fugir da atual e desesperadora situação.
O libertador ergue seu cajado em direção ao Mar Vermelho e o vento começa a soprar de forma avassaladora, o mar se agitar e aos poucos começa a abrir. A visão é impressionante, como em um passe de mágica as águas se levantam e formam dois paredões abrindo um longo caminho seco o suficiente para a travessia do povo hebreu. A imagem é quase inacreditável, todos observam incrédulos. Até mesmo Ramsés se deixa impressionar com tamanho milagre. Moisés então ordena que seu povo siga pela fenda recém aberta e segue logo atrás.
Ramsés se agita com a fuga dos escravos e após a coluna de nuvem e fogo se dissipar ordena que seus soldados avancem em direção a fenda no mar. Os últimos hebreus concluem a travessia pelo solo seco e os egípcios seguem na perseguição entre as paredes de água com seus carros e cavalos de guerra. Moisés é o último hebreu a atravessar e junto com seu povo atrás, observa a abertura o mar ainda aberto. Então, Deus novamente fala ao libertador e o instrui a estender a mão sobre o mar, dessa forma as paredes de água se desfazerem e os egípcios são pegos em meio a um turbilhão. O exército inteiro morre afogado, somente o Faraó sobrevive ao desastre. Derrotado e totalmente humilhado, Ramsés chora com ódio daquele que um dia amou como irmão, Moisés. Cabe ao rei voltar para suas terras sozinho e arruinado.
Ficou impressionado? Impossível não ficar! Essa foi só uma prévia do que vai acontecer nos próximos capítulos de “Os Dez Mandamentos”. Fortes emoções e momentos inesquecíveis para o público. Acompanhe nossos resumos e fique por dentro de tudo o que vai acontecer.