Triste! Atriz da Globo Tônia Carrero tem grave doença congênita

A premiada atriz reapareceu em uma foto tirada na noite de Natal e publicada por parentes na net

Triste! Atriz da Globo Tônia Carrero tem grave doença congênita
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Tônia Carrero é considera uma das atrizes mais consagradas do Brasil. Ao longo de sua carreira, ela passou pelo cinema, teatro e televisão acumulando vários sucessos em seu currículo. Fez sua última aparição nas telinhas na novela global “Senhora do Destino”, de 2004 e desde então sumiu dos holofotes. Hoje, com 93 anos de idade, a carioca reapareceu em uma foto junto com seus familiares durantes as festividades de Natal em sua casa. Nas imagens, a veterana aparece com uma aparência debilitada e frágil, sentada em uma poltrona, sem sorriso no rosto ou qualquer outro tipo de expressão.

O diretor Cécil Thieré, filho da premiada atriz, explicou que a famosa sofre de uma doença congênita chamada hidrocefalia oculta e que apesar de apresentar um quadro clínico estável, não é mais capaz de andar ou se comunicar normalmente. Segundo ele, a progenitora teria herdado a patologia da mãe Zilda de Farias. Esse seria o motivo que teria levado seu afastamento do mundo do entretenimento.

O sobrinho de Tônia, Leonardo Thirry concedeu uma entrevista ao jornal “O Extra” e falou um pouco sobre o estado da tia. “Ela herdou da mãe dela [que terminou a vida exatamente da mesma maneira] uma doença congênita chamada hidrocefalia oculta, que consiste no acúmulo de líquido provocando pressão interna no cérebro. A consequência mais imediata é o comprometimento da marcha. Em 2000, ela foi operada para a instalação de uma válvula que leva o líquido para o abdômen. Depois disso, ela atuou com grande sucesso em três peças, um filme (pelo qual ganhou um prêmio internacional) e uma boa participação na TV Globo”, disse Leo à publicação.

Tônia foi submetida a uma segunda cirurgia em 2008 para a troca de válvula, mas desde então não conseguiu se comunicar normalmente. "Em 2008 foi necessário trocar a válvula. As estatísticas são de que menos de 10% de quem faz a segunda cirurgia volta ao normal. Ela não voltou. Perdeu a capacidade de andar e quase nunca fala.”

O parente de Tônia destacou, contudo, que ela continua lúcida e passa o dia vendo televisão. "Ela é 100% lúcida, vê TV com muita atenção, foi ao teatro ver o espetáculo dirigido por meu primo Carlos Artur Thiré e mantém intacto o seu fabuloso senso de humor... Ela se cuida muito: aos 93 anos surpreende a sua fisioterapeuta com a flexibilidade que demonstra durante as sessões. Tônia tem duas acompanhantes que se revezam a cada dois dias e toda a sua dieta é muito controlada. Ela dorme bem, gosta da rotina e está muito tranquila".

Em julho deste ano, surgiu um boato na internet de que a atriz havia morrido, supostamente anunciado pelo jornal “O GLobo”. A informação foi desmentida poucas horas depois pelo próprio jornal e pela neta da veterana, Camila Thiré, que utilizou às redes sociais para assegurar que a avó estava vivinha da Silva.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: