Baleia Azul, o 'jogo do suicídio', inquieta autoridades brasileiras

Adolescentes começam a jogar e correm sérios riscos de morte

Baleia Azul, o 'jogo do suicídio', inquieta autoridades brasileiras
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Pelo visto, o assunto "suicídio" não se resumiu apenas às polêmicas geradas com a série "13 Reasons Why", produzida pelo netflix, já que um perigoso jogo eletrônico, propagado pelas mais diversas redes sociais, está inquietando autoridades de justiça ao redor do mundo e, a partir de agora, no Brasil. Trata-se do chamado "Baleia Azul", que apresenta 50 passos distribuídos em 50 dias para que o jogador cumpra cada um deles e prove a veracidade dos atos. Desafios cada vez mais perigosos transformam a experiência em um verdadeiro caminho para o suicídio, percorrendo por ordens como "desenhar uma baleia com lâminas no corpo, automutilando-se", até chegar ao último estágio, em que é solicitado ao jogador que tire a própria vida.

De acordo com informações da delegada Fernanda Fernandes, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), o "Baleia Azul" já havia sido identificado em outros países, mas só chegou ao Brasil recentemente, provavelmente no Rio de Janeiro, com quatro casos suspeitos até o momento. “Não parece se tratar de um boato. Temos várias comunidades que estamos rastreando sobre o jogo, algumas falando diretamente o nome Baleia Azul, outras com codinomes. O jogo existe, é real”, garante a delegada, ressaltando a importância em acompanhar o que as crianças e adolescentes estão fazendo diariamente, sobretudo se derem sinais claros de mudança de humor ou estados psicológicos suspeitos.

Uma estudante de 14 anos, de um colégio do interior do Rio, pode estar conectada ao jogo, segundo relatos do próprio pai em conversa com a delegada. Para ele, a garota teria riscado a baleia no antebraço com auxílio de um objeto cortante. Perigoso e extremamente perturbador, o jogo entra para a lista de prioridades no setor de prevenção ao suicídio, assunto que, apesar de ter uma importância gigantesca, continua sendo banalizado por milhões de pessoas ao redor do mundo. A regra da vez, por enquanto, é tomar o máximo de cuidado e passar longe de qualquer jogo com temática semelhante ao "Baleia Azul".

Corpo de adolescente é encontrado em Vila Rica (Foto: Reprodução)
Corpo de adolescente é encontrado em Vila Rica (Foto: Reprodução)

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: