Taylor Swift é homenageada no “Woman In Music 2019” da Billboard

Taylor Swift é homenageada no “Woman In Music 2019” da Billboard
Cyrce Tadaiesky
Por Cyrce Tadaiesky

Ontem (12) ocorreu o evento ‘Woman In Music 2019’ da Billboard, o evento foi apresentado pelo YouTube Music, em Los Angeles. O evento tem como propósito reunir as mulheres que se destacaram no meio musical durante o ano. Neste ano Taylor Swift foi eleita “Mulher da Década” e Billie Eilish “Mulher do Ano”.

O evento começou com homenagem a Taylor, que foi a primeira a receber o Prêmio Mulher da Década da Billboard. 

Durante seu discurso empoderador, Taylor disse: “Nos últimos 10 anos, vi mulheres criticadas, medidas entre si e escolhidas por seus corpos, suas vidas românticas, sua moda ou você já ouviu alguém dizer sobre um artista masculino, 'eu realmente gosto as músicas dele, mas eu não sei o que é, tem algo nele que eu não gosto?' Não! Essa crítica está reservada para nós!”

Sobre o atual crescimento de artistas mulheres na indústria musical, Taylor acrescentou:

“Artistas femininas da música dominaram esta década em crescimento, streaming, vendas de discos e ingressos e elogios da crítica. Então, por que estamos indo tão bem? Porque nós temos que crescer rápido. Temos que trabalhar muito, temos que provar que merecemos isso e temos que superar nossas últimas conquistas. Mulheres na música, no palco ou nos bastidores, não estão autorizadas a desembarcar. Somos mantidos em um padrão mais elevado, às vezes impossível de se sentir. E parece que minhas colegas artistas aceitaram esse desafio e conseguiram.

Parece que a pressão que poderia ter nos esmagado nos transformou em diamantes. E o que não nos matou realmente nos fortaleceu. Mas precisamos continuar defendendo as mulheres nos estúdios de gravação, atrás da mesa de mixagem, nas reuniões de A&R, porque, em vez de lutar para serem levadas a sério em seus campos, essas mulheres ainda estão lutando para ter a chance de estar na sala”.

Taylor também comentou sobre o seu conflito envolvendo sua antiga gravadora e o empresário Scooter Braun, no início do ano Taylor publicou uma carta aberta sobre os problemas que estava enfrentando por conta disso.

Big Machine Label Group foi a primeira gravadora de Taylor Swift, e assinou contrato com a cantora em 2006, tendo lançado todos os seus álbuns até hoje. Swift anunciou um novo contrato com a Universal Music Group em novembro do ano passado, mas seus antigos trabalhos continuam sob sua antiga gravadora, e são possivelmente o aspecto mais valioso da empresa. Por isso, quando foi anunciada a venda da empresa por US$ 300 milhões, Taylor Swift teve muito o que dizer.

O que incomodou a cantora, e levou ao longo texto divulgado, é que o proprietário da Ithaca Holdings é Scooter Braun, empresário de Justin Bieber, Ariana Grande, Demi Lovato e diversos outros nomes, inclusive Kanye West, na época do auge do conflito entre a cantora e o rapper.

No discurso Taylor citou o empresário dizendo “estou bastante certo de que ele sabia exatamente como eu me sentiria sobre isso. E deixe-me dizer que a definição do privilégio masculino tóxico em nossa indústria é que as pessoas dizem: 'Mas ele sempre foi bom comigo', quando estou levantando preocupações válidas sobre artistas e seus direitos de possuir sua música. E é claro que ele é legal com você. Se você está nesta sala, tem algo que ele precisa.” 

Ao final do discurso, a cantora deu um recado para as próximas gerações de artistas femininas “Eu realmente sinto que precisamos continuar tentando oferecer algo a uma geração mais jovem de músicos, porque em algum lugar agora sua futura 'Mulher do Ano' provavelmente está sentada em uma aula de piano ou em um coral de meninas e hoje, agora, precisamos cuidar dela."

Confira como foi o discurso completo de Taylor Swift:

Sobre o autor

Cyrce Tadaiesky
Cyrce TadaieskyPsicóloga por formação e atualmente me dedico a escrever sobre entretenimento. Gosto de uma boa leitura e sou amante da música pop. Caso queira trocar uma ideia, meu Instagram é: @cyrcetns.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: