Após perder o Oscar, "Democracia em Vertigem" volta a ser atacado na web

Petra Costa no tapete vermelho do Oscar
Petra Costa no tapete vermelho do Oscar
PorMarcos Henderson10/02/2020 12h52

Mais um Oscar escapou de mãos brasileiras no último domingo (9), com a vitória de "Indústria Americana" na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem. Sem a estatueta, "Democracia em Vertigem" abriu, mais uma vez, espaço para deboches e ataques de internautas. Para se ter uma ideia, a hashtag "DemocraciaEmVertigemFakeNews" aparece como um dos assuntos do momento no Twitter, unindo milhares de publicações ofensivas não apenas ao filme em si, mas também à diretora Petra Costa, que exibiu algumas frases de protesto em cartazes no tapete vermelho, ao lado do montador do filme, Joaquim Castro, que levou um boné do MST para a premiação, e a líder indígena Sônia Guajajara (vice de Guilherme Boulos na corrida presidencial de 2018).

Alguns chegam a tirar sarro de Guajajara, de forma preconceituosa: "Min querer mcdonalds na aldeia", foi o que inseriu um internauta no lugar de "Our Fight is Your Fight" ("Nossa Luta é a Sua Luta", em tradução direta para o português), que estava originalmente escrito no papel segurado por ela no tapete vermelho. "'Democracia em Vertigem' entrou como DOCUMENTÁRIO, mas deveria ter concorrido como FICÇÃO, e no final não passou de uma COMÉDIA", disparou outro internauta, assim como várias outras pessoas que também consideram o filme mera ficção.

Veja também: Lista completa de vencedores do Oscar 2020. 

Apesar das críticas prévias e de um certo pessimismo em relação à vitória, a equipe de "Democracia em Vertigem" parecia bem satisfeita com a indicação, sobretudo pelo peso dos concorrentes. Quem está por trás do vencedor "Indústria Americana", por exemplo, é o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa Michelle Obama, em uma obra importantíssima que apresenta a dualidade entre a cultura norte-americana e a chinesa, a partir da abertura de uma indústria em Ohio. Na categoria, também estavam indicados "The Cave", "For Sama" e "Honeyland". E você, o que achou da derrota de "Democracia em Vertigem" no Oscar 2020?

Comentários

Sobre o autorMarcos Henderson
Publicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson