Após perder o Oscar, "Democracia em Vertigem" volta a ser atacado na web

Petra Costa no tapete vermelho do Oscar
Petra Costa no tapete vermelho do Oscar
Por Marcos Henderson

Mais um Oscar escapou de mãos brasileiras no último domingo (9), com a vitória de "Indústria Americana" na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem. Sem a estatueta, "Democracia em Vertigem" abriu, mais uma vez, espaço para deboches e ataques de internautas. Para se ter uma ideia, a hashtag "DemocraciaEmVertigemFakeNews" aparece como um dos assuntos do momento no Twitter, unindo milhares de publicações ofensivas não apenas ao filme em si, mas também à diretora Petra Costa, que exibiu algumas frases de protesto em cartazes no tapete vermelho, ao lado do montador do filme, Joaquim Castro, que levou um boné do MST para a premiação, e a líder indígena Sônia Guajajara (vice de Guilherme Boulos na corrida presidencial de 2018).

Alguns chegam a tirar sarro de Guajajara, de forma preconceituosa: "Min querer mcdonalds na aldeia", foi o que inseriu um internauta no lugar de "Our Fight is Your Fight" ("Nossa Luta é a Sua Luta", em tradução direta para o português), que estava originalmente escrito no papel segurado por ela no tapete vermelho. "'Democracia em Vertigem' entrou como DOCUMENTÁRIO, mas deveria ter concorrido como FICÇÃO, e no final não passou de uma COMÉDIA", disparou outro internauta, assim como várias outras pessoas que também consideram o filme mera ficção.

Veja também: Lista completa de vencedores do Oscar 2020. 

Apesar das críticas prévias e de um certo pessimismo em relação à vitória, a equipe de "Democracia em Vertigem" parecia bem satisfeita com a indicação, sobretudo pelo peso dos concorrentes. Quem está por trás do vencedor "Indústria Americana", por exemplo, é o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa Michelle Obama, em uma obra importantíssima que apresenta a dualidade entre a cultura norte-americana e a chinesa, a partir da abertura de uma indústria em Ohio. Na categoria, também estavam indicados "The Cave", "For Sama" e "Honeyland". E você, o que achou da derrota de "Democracia em Vertigem" no Oscar 2020?

0
0
3