Cinearte: Por falta de patrocínio, conjunto de salas anuncia fechamento

Aberto há mais de 50 anos, o Cinearte foi inaugurado em 9 de março de 1963 e deve exibir hoje, sua última sessão.
Aberto há mais de 50 anos, o Cinearte foi inaugurado em 9 de março de 1963 e deve exibir hoje, sua última sessão.
Carol Souza
Por Carol Souza

A noite desta quarta-feira (19) será uma noite triste para os frequentadores do Cinearte, o tradicional conjunto de duas salas localizado dentro do Conjunto Nacional, na região da Avenida Paulista, pois a sessão das 21h30 do premiado filme sul-coreano "Parasita" será sua última sessão.

Conforme informações divulgadas na web, o local fechará definitivamente suas portas por falta de patrocínio e dificuldades financeiras, visto que o custo mensal para manter o conjunto se aproxima ao valor de R$ 200 mil, entre condomínio, aluguel e energia.

Aberto há mais de 50 anos, o Cinearte foi inaugurado em 9 de março de 1963, sob o nome de Cine Rio, comportando 500 lugares, e passa por uma crise desde fevereiro de 2019.

Na época, conforme divulgado, o distribuidor e exibidor Adhemar Oliveira recebeu da Petrobrás a notificação de que o local perderia o patrocínio a partir de 31 de março, data em que chegaria ao fim a validade do contrato vigente, qeu não seria renovado.

Ciente da situação, antes mesmo da notificação, Oliveira seguia na busca por novos associados há cinco meses, infelizmente sem obter resultados.

"Estou na lona de novo", disse ele na época, que também comentou que a empresa foi beneficiada com a parceria. "O contrato com a Petrobrás foi feito em 2018, em um momento que já era de retração, mas o que posso dizer é que, se foi bom para o cinema, o retorno de marketing para a empresa também foi".

Adhemar na época falou ainda sobre a importância de manter os chamados espaços-cinemas de centros comerciais ou de rua: "Os shoppings garantem um tipo de relação com o público que esses espaços não têm, daí a importância do patrocínio".

Em decorrência da não renovação do contrato, conforme informações, os funcionários não foram remanejados para outras salas ou setores, entretanto, há boatos de que a rede Cinépolis estaria interessada na ocupação das salas, o que seria uma boa notícia, entretanto, esta informação ainda não pôde ser confirmada.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: