Coronavírus: Gigante do entretenimento, Live Nation anuncia adiamento de shows e eventos a nível mundial

Em comunicado, unificação de empresas de entretenimento declarou que recomenda 'coletivamente que eventos de grande escala até o final de março sejam adiados'
Em comunicado, unificação de empresas de entretenimento declarou que recomenda 'coletivamente que eventos de grande escala até o final de março sejam adiados'
Carol Souza
Por Carol Souza

A semana tem sido difícil para fãs e amantes da arte em geral no mundo todo com inúmeros cancelamentos de shows, estreias cinematográficas, festivais e tantos outros devido a preocupação geral com a disseminação do coronavírus.

Depois das organizações do Coachella, SWSX e mais recentemente, Lollapalooza aqui no Brasil, a Live Nation anunciou nesta sexta (13) que planeja interromper todas as turnês ao redor do mundo até o final do mês. Quase ao mesmo tempo, a Broadway League anunciou que todos os shows da Broadway serão suspensos até 12 de abril.

A Billboard foi a primeira a noticiar as considerações da Live Nation, revelando que a gigante do entretenimento disse aos funcionários que estariam tirando todas as turnês nacionais e internacionais fora da estrada a partir deste fim de semana. Alguns shows continuarão como planejado nas próximas quinta e sexta-feira, mas todas as outras apresentações serão adiadas ou canceladas até o final de março. A empresa também instruiu seus funcionários a trabalhar remotamente, com sua sede em Beverly Hills ficando praticamente fechada até abril.

Segundo fontes da Billboard, um executivo da empresa falando em uma teleconferência disse aos funcionários que eles reavaliariam no início de abril, com "o objetivo de retomar as turnês em maio ou junho". Felizmente, não parece haver necessidade de demissões (como aconteceu quando o South by Southwest foi cancelado), com representantes da empresa dizendo aos funcionários que eles estavam "bem posicionados para resistir ao fechamento".

Obviamente, bandas, fãs e locais podem não ter a mesma sorte. A Live Nation promove praticamente todas as principais turnês que existem, de Billie Eilish e Tool a Lewis Black e Peppa Pig Live. Embora a empresa chame março de "um mês lento", o impacto do cancelamento de todas as suas turnês será severo.

A AEG também está cancelando seus eventos até março, conforme divulgado pela Rolling Stone. Principal concorrente da Live Nation, a Anschutz Entertainment Group promove shows para artistas como Elton John, Justin Bieber, as estrelas do K-pop BLACKPINK e The Rolling Stones.

Vale ressaltar que a Live Nation e a AEG se uniram às maiores agências de reservas do país - Creative Artists Agency (CAA), William Morris Endeavor (WME), Paradigm e United Talent Agency (UTA) - para apresentar uma frente unificada do entretenimento ao vivo como resposta da indústria ao COVID-19. Em uma declaração conjunta, as empresas disseram:

"As forças líderes mundiais em entretenimento ao vivo se uniram para formar uma força-tarefa global para impulsionar o apoio estratégico e a direção unificada, garantindo que os esforços de precaução e o protocolo em andamento sejam do interesse de artistas, fãs, funcionários e comunidade global. No momento, recomendamos coletivamente que eventos de grande escala até o final de março sejam adiados.

Continuamos a apoiar que os eventos de pequena escala sigam as orientações estabelecidas por seus funcionários do governo local. Temos a sorte de ter a flexibilidade de reagendar shows, festivais e eventos ao vivo, conforme necessário, e esperamos conectar fãs com todos os seus artistas favoritos e entretenimento ao vivo em breve".

Enquanto isso, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, ordenou que as reuniões públicas fossem limitadas a menos de 500 pessoas, já que o número de casos confirmados de coronavírus no estado chegou a 328. Como parte das ordens do governador, todos os shows da Broadway serão encerrados até 12 de abril. Atualmente, as apresentações estão programadas para serem retomadas a partir de 13 de abril, com reembolsos e trocas de ingressos disponíveis nos pontos de compra.

Em um comunicado, o Presidente da Broadway League Charlotte St. Martin disse:

"Nossa principal prioridade tem sido e continuará sendo a saúde e o bem-estar dos teatros da Broadway e das milhares de pessoas que trabalham na indústria do teatro todos os dias, incluindo atores, músicos, ajudantes de palco, arrumadores e muitos outros profissionais dedicados. A Broadway tem o poder de inspirar, enriquecer e entreter, e juntos estamos comprometidos em tornar esse espírito vital uma realidade. Quando nossos palcos forem iluminados novamente, daremos as boas-vindas aos fãs de braços abertos, para que eles possam continuar experimentando a alegria, o coração e a boa vontade que nossos programas expressam com paixão todas as noites".

Os cancelamentos são apenas os mais recentes de uma onda chocante de eventos culturais afetados pela disseminação do novo coronavírus. Somente nas últimas 24 horas, Tom Hanks e Rita Wilson testaram positivo para o vírus, os filmes "Um Lugar Silencioso Parte II" e "Velozes & Furiosos 9" foram adiados, sendo que este último foi adiado por um ano inteiro.

Todos os programas de TV noturnos declararam que filmariam sem o público do estúdio e a cerimônia de indução do "Hall da Fama do Rock and Roll" de 2020 foi adiada, enquanto o "Juno Awards", do Canadá, foi cancelado completamente.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: