Xbox Series X: Confira as especificações do novo console da Microsoft

Novo aparelho promete desempenho espetacular e destaca testes de carregamento com SSD
Novo aparelho promete desempenho espetacular e destaca testes de carregamento com SSD
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

2020 representa a entrada de uma nova geração de consoles de jogos eletrônicos no mercado. De um lado, a Sony pretende lançar o Playstation 5, já com direito a polêmicas após a recusa em participar da E3, recentemente cancelada por causa do avanço mundial do novo coronavírus, e do outro, a Microsoft acaba de anunciar as especificações oficiais do Xbox Series X, para euforia geral dos gamers nas redes sociais.

Ainda sem preço revelado, o novo aparelho possui configuração avançada para garantir um desempenho espetacular, com SSD de 1TB e suporte para armazenamento removível, 16GB de RAM, oito núcleos de 3,8GHz cada na CPU AMD Zen 2, e a GPU AMD RNDA 2 com 12 teraflops e 52 unidades de computação com 1,825GHz cada. 

E não se trata apenas de um computador de boa configuração, já que toda a disposição do console e as conexões foram pensadas para gerar os melhores resultados possíveis. No quesito "aquecimento", por exemplo, a Microsoft ampliou as medidas para resfriar o aparelho, com um cooler específico para empurra o ar da parte inferior para a parte superior, por onde o ar quente deve sair constantemente. 

Sem dúvidas, a entrada do SSD vai melhorar consideravelmente o carregamento dos jogos, como já mostrado em demonstração da própria empresa, e agora resta aos usuários aguardar novos detalhes referentes à data exata de lançamento, novos testes de gráficos e, é claro, o preço. Confira a especificação completa do Xbox Series X:

CPU: Zen 2 - 8 núcleos de 3.8GHz (3.6GHz com SMT)

GPU: 12 TFLOPs, 52 CUs a 1.825GHz, RDNA 2 customizado

Tamanho da matriz: 360.45mm2

Processador: TSMC 7nm aprimorado

Memória: 16GB GDDR6

Largura de banda de memória (Bandwidth): 10GB a 560GB/s, 6GB a 336GB/s

Memória interna: 1TB NVMe SSD customizado

Velocidade da IO: 2.4GB/s (Raw), 4.8GB/s (Comprimida)

Memória expansível: 1TB

Armazenamento externo: USB 3.2 HDD Support

Drive óptico: 4K UHD Blu-ray Drive

Performance: 4K a 60 quadros por segundo- até 120fps

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: